FOZ DO IGUAÇU (PR) – Foz do Iguaçu marcou para o dia 17 de abril, a abertura do Campeonato Citadino de Kart. A competição será em rodada dupla, valendo pelas duas primeiras etapas. A abertura da competição estava marcada para o último dia 20, mas teve que ser adiada para cumprir os decretos das secretarias de saúde do Estado e da Prefeitura de Foz, que impuseram severas restrições em função da pandemia do coronavírus.
O Automóvel Clube de Foz do Iguaçu e a Akafi (Associação dos Kartistas de Foz do Iguaçu) prepararam algumas novidades. A primeira é a transmissão das provas pelas redes sociais do clube e a segunda é inscrições grátis para pilotos de fora. Basta que seus clubes enviem a lista de pilotos até o dia 14. Assim, pagarão somente pneu e combustível. Também não serão cobrados treinos particulares na sexta-feira. Toda a programação, que terá supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA), será devolvida no dia 17.
Calendário
O Campeonato Citadino de Kart de Foz do Iguaçu será disputado em seis etapas. Além da rodada dupla, no dia 17 de abril, as demais etapas serão realizadas nos dias 15 de maio, 7 de agosto, 4 de setembro e 16 de outubro.
As em disputa serão Mirim, Cadete, F-4 Júnior, F-4 Graduados, F-4 Sênior e F-4 Super Sênior.
LONDRINA (PR) – O Kartódromo Luigi Borghesi, em Londrina, está liberado para treinos de segunda a sextas-feiras. Os dirigentes da AKRL (Associação dos Kartistas da Região de Londrina) aguardam o novo decreto do Governo do Paraná, que poderá ou não liberar os treinos também nos fins de semana.
Com a liberação de treinos de segunda a sexta-feira, pilotos de todo o Brasil já podem planejar a preparação para a Copa Brasil de Kart. A segunda maior competição de kart do Brasil será disputada em Londrina, de 21 a 30 de julho. Mais informações e reservar de treinos com Ademir (43) 99603 9572 ou com Júlio (43) 98423 6145.
O Automóvel Clube de Cascavel tem nova diretoria. Em pleito realizado por aclamação na noite desta sexta-feira (26), no Hotel Caiuá, o piloto de arrancada Renato César Pompeu foi eleito presidente. Ele irá suceder Orlei Silva que comandou o clube fundado em 1966 nos últimos quatro anos. O vice-presidente será o ex-piloto Ângelo Giombelli, tricampeão brasileiro da Stock Car.
A posse dos eleitos foi logo em seguida ao ato de aclamação, quando o novo presidente Renato Pompeu dirigiu aos presentes, falando da fase como adolescente ia ao autódromo com seu pai acompanhar as corridas e sobre o futuro frisou que, juntamente com sua diretoria, pretende realizar um trabalho de fortalecimento do automobilismo de Cascavel, buscando parcerias e patrocinadores para os eventos que pretende realizar.
Já Orlei Silva, ao entregar o cargo de presidente, ressaltou as dificuldades que enfrentou, especialmente no último ano de sua gestão, com a pandemia do coronavírus, que dificultaram a realização de eventos e impôs muitos entraves para aqueles que puderam ser realizado. Ele agradeceu seus diretores pele empenho e parceria, várias autoridades e dirigentes, como Rubens Gatti, presidente da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA) e ao vice-presidente Bento Tino, que se fez presente e presidiu a assembleia.
A nova diretoria
A nova diretoria do Automóvel Clube de Cascavel é a seguinte: Renato César Pompeu (presidente), Ângelo Luiz Giombelli (vice-presidente), Silvio M. Inomata (1º secretário), Carlos Meneses (2º secretário), Mauri Barbosa (1º tesoureiro), Paulo Fernando Vessaro (2º tesoureiro), Paulo Nazari (1º comissário técnico) e Marcelo K. Ferreira (2º comissário técnico).
O Conselho Fiscal tem como membros efetivos Roberto Wypych, Juraci Massoni e Heverson Bastos, enquanto que os suplentes serão Paulo Prado, Eliseu Del Vecchi e Orlando Rotta Campos.
O automobilismo do Paraná perde mais um piloto. Vítima da Covid-19, faleceu no início da noite de quarta-feira em Londrina, José Augusto Rapcham.
Rapcham foi um piloto atuante, competindo no Metropolitano de Marcas de Londrina e no Paranaense de Marcas. Entre os seus principais títulos, se destaca o bicampeonato nas 500 Milhas de Londrina, uma das mais importantes provas de longa duração do Brasil. José Rapcham ganho a edição de 1998, formando dupla com o irmão Carlos; e a de 2003, tendo como parceiros Henrique Favoretto e Antônio Oliveira Júnior. Também foi presidente do Automóvel Clube de Londrina.
CURITIBA (PR) – O Campeonato Paranaense de Kart deste ano será em Londrina, como Open da Copa Brasil. A competição será em junho no Kartódromo Luigi Borghesi. A data ainda será definida que a AKRL (Associação dos Kartistas da Região de Londrina), que será o clube organizador. Isto foi o que ficou definido na reunião on-line da diretoria da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA) com os clubes ontem (quinta-feira).
Segundo Rubens Gatti, diante do momento por que passa o Estado, com a pandemia do coronavírus, os clubes preferiram que o Campeonato Paranaense de Kart deste seja disputado no sistema de etapa única e Londrina foi apontada por todos como a melhor opção, sendo o Open da Copa Brasil, que será disputada de 21 a 30 de julho. “Já estamos trabalhando com a diretoria da AKRL para que tenhamos um excelente campeonato, como avant-premier da Copa Brasil”, acentua Rubens Gatti.
Gatti também informa que por sugestão dos presidentes dos clubes de Francisco Beltrão, Pato Branco, Campo Mourão e Cascavel, neste ano também será disputada a Super Copa F-4in (indoor), em etapa única. O evento deverá ser em setembro em local ainda a ser definido. As categorias em disputas serão Mirim, Cadete, F-4 Júnior, F-4 Graduados, F-4 Sênior e F-4 Super Sênior.
FOZ DO IGUAÇU (PR) – Em função da crise sanitária, causada pela pandemia do coronavirus, o Automóvel Clube de Foz do Iguaçu adiou a etapa de abertura do Campeonato Citadino de Kart, que estava marcada para o próximo sábado, na pista do Adrena Kart.
Ao mesmo tempo em que anunciam o adiamento a primeira etapa, os dirigentes de Foz do Iguaçu adiantam que se as condições sanitárias permitirem, a abertura do Citadino será no dia 10 de abril, com rodada dupla, valendo pelas duas primeiras etapas. As outras quatro etapas estão mantidas para 15 de maio, 7 de agosto, 4 de setembro e 16 de outubro.
O Campeonato Citadino de Kart de Foz do Iguaçu terá as categorias do Citadino serão Mirim, Cadete, F-4 Júnior, F-4 Graduados, F-4 Sênior e F-4 Super Sênior. A promoção e organização são do Automóvel Clube de Foz do Iguaçu e Associação dos Pilotos de Foz do Iguaçu (Akafi), com supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA).
O rali paranaense perdeu no fim da tarde desta segunda-feira o navegador Eduardo “Lobinho” Ortolan, de 44 anos, completados no último dia 25. Ele estava internado há duas semanas em um hospital de Cascavel, com Covid-19.
Empresário e navegador de rali, Eduardo tinha também destacada atuação social, sendo um dos coordenadores do programa de cadeiras de rodas do Rotary. Comercialmente, comandava ao lado de familiares a Ótica Curitiba. Ele deixa esposa Cristiani e os filhos Maria Eduarda e João Pedro.
Como desportista, Eduardo Ortolan, o Lobinho, como era chamado pelos amigos, presidiu o Rallye Clube de Cascavel e atualmente era vice-presidente, na gestão que tem à frente César Valandro como presidente. Começou a competir em 2004, quando fez sua primeira filiação à FPrA (Federação Paranaense de Automobilismo). Em 2018, formando dupla com o piloto Sandro Suptitz, sagrou-se campeão brasileiro de rali de velocidade na categoria RC4.
Rubens Gatti, presidente da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA), diz que o esporte a motor do Paraná tem um dia triste com a morte de Eduardo Ortolan, filiado à entidade desde 2004. “Perdemos um excelente navegador, um amigo e um parceiro para toda hora. Como dirigente, contribuiu muito para o crescimento do rali do Paraná, organizando provas locais, estaduais e nacionais, como etapa do Brasileiro disputada em Cascavel em 2013, quando foi considerada a de melhor organização naquele ano. O Eduardo vai fazer muita falta ao esporte do Paraná”, finaliza Gatti.
Marcados para serem disputados no próximo dia 20, no Kartódromo Raceland Internacional, em Pinhais (PR), o Open do Sul-Brasileiro e a 1ª etapa da Copa Super Paraná estão adiados para uma data ainda não definida.
“Infelizmente, a situação de saúde no Brasil está bastante complicada, sem perspectiva de melhora em curto prazo e não nos resta outra opção senão adiarmos estes dois eventos, uma vez que faltam poucos dias para seu início”, declarou Wagner Ebrahim, que administra o Raceland ao lado de Cláudio Kyrila e Alfredo Ebrahim.
A principal preocupação dos administradores reside na qualidade – ou na impossibilidade – do atendimento que os hospitais poderão prestar aos envolvidos em eventuais acidentes durante a realização das provas. “Nossa região está com os hospitais lotados e não teremos prioridade – ou até mesmo alguma vaga – caso seja necessário remover alguma pessoa acidentada. Queremos zelar pela segurança de todos e esse é mais um item com que devemos nos preocupar neste momento crítico que estamos passando”, explicou Wagner Ebrahim.
O Campeonato Sul-Brasileiro inicialmente também tem sua data comprometida, mas neste momento o evento permanece marcado para 24 de abril. “Ainda faltam mais de 40 dias para o Sul-Brasileiro, mas como entendemos que é necessário realizarmos o Open, principalmente porque teremos equipes de fora participando, estamos analisando uma possível mudança em sua data”, finalizou Ebrahim.
Novas datas estão sendo estudadas pelos administradores do Raceland Internacional e serão divulgadas assim que a situação de saúde no Brasil permita.
CURITIBA (PR) – A Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA) adiou a final do Campeonato Paranaense de Velocidade de 2020, que estava marcada para o próximo sábado e domingo (dias 13 e 14), no Autódromo Internacional de Curitiba. O evento seria válido também pela final do Campeonato Metropolitano de Curitiba. Esta é segunda fase que a decisão das duas competições é adiada. Também não pode ser realizada em dezembro em função da pandemia do coroanvírus,
A decisão de adiar a realização da prova, segundo informa Rubens Gatti, presidente da FPrA, é para cumprir os decretos do Governo do Paraná e da Prefeitura de Pinhais, que visam impedir a disseminação do coronavírus. “O evento foi adiado, sem previsão de uma nova data. Vamos aguardar que as autoridades diminuam as restrições sanitárias para marcamos uma nova data”, diz Rubens Gatti.
CURITIBA (PR) – Em cumprimento ao decreto do Governo do Estado, que proíbe a realização de eventos esportivos visando diminuir a disseminação do vírus da Covid-19, a Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA), cancelou provas de arrancada e kart no Paraná.
A prova de arrancada seria realizada sábado e domingo, em Toledo, com promoção e organização do Automóvel Clube de Toledo e da Associação Pilotos de Arrancada de Toledo. A competição seria válida pela etapa de encerramento do campeonato de 2020 e pela abertura da temporada de 2021.
Já a prova de kart estava programa para o próximo sábado, em Foz do Iguaçu, valendo pela Copa Mercosul, com organização e promoção do Automóvel Clube de Foz do Iguaçu e da Associação dos Kartistas de Foz do Iguaçu.
Rubens Gatti, presidente da FPrA, informa que novas datas para a realização das provas serão marcadas assim que as autoridades sanitárias do Governo do Estado e das prefeituras diminuam as restrições. “Vamos aguardar que a pandemia entre em estabilidade para estudarmos novas datas para estas provas. No momento todo cuidado é pouco”, informa Rubens Gatti.