
O Paranaense Light de Kart terá mais duas etapas a serem disputadas nos dias 4 de outubro e 6 de dezembro, em Londrina (Foto: Daniel Procópio)
O Kartódromo Luigi Borghesi, em Londrina, recebeu sábado (12) a 3ª etapa do Campeonato Paranaense Light de Kart, com participação das categorias Cadete, F-4 Graduados, F-4 Sênior e F-4 Super Sênior.
A rodada, assim como as duas anteriores, foi disputada em duas baterias e a soma dos pontos definiu os vencedores. Felipe Camilo venceu ambas e subiu no alto do pódio da Cadete, seguido por Otávio Owada, Matheus de Marco, Pedro Coronado e Enzo Fuzetti.
Davi Lima também venceu as duas baterias de sua categoria, a F4 Júnior, e garantiu a vitória na etapa. Lucas Ambrósio foi o 2º colocado, à frente de Pedro Rossi, Miguel Bernardo e Eloisa Chefer.
Na F-4 Graduados a vitória na etapa ficou com Matheus Violin, que conquistou um 3º e um 1º lugar nas baterias. Natan Aceti foi o 2º, seguido por Thiago Ferreira, Júnior Benazzi e Gabriel Carrer, que venceu a primeira bateria, mas não pontuou na segunda.
Aldo Hiroshi, com duas vitórias, igualmente foi o vencedor da rodada na F-4 Sênior, categoria que também teve Natan Aceti na 2ª posição. Jean Straparava, Fernando Setogute e Maycon Gomes fecharam os cinco primeiros.
Por fim, Olívio Perin fechou a 3ª etapa do Paranaense Light no alto do pódio com duas vitórias F-4 Super Sênior, enquanto Moacir Carrer foi o segundo colocado.
O Campeonato Paranaense Light, organizado pela Associação dos Kartistas da Região de Londrina (AKRL), supervisionado pela Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA) e que utiliza motores sorteados fornecidos pela RBC Motorsport, terá mais duas etapas, em 4 de outubro e em 6 de dezembro, ambas em Londrina.
Confira os resultados da 3ª etapa
Categoria Cadete
1º) Felipe Camilo, com 30 pontos
2º) Otávio Owada, 24
3º) Matheus de Marco, 18
4º) Pedro Coronado, 18
5º) Enzo Fuzetti, com 14 pontos
Categoria F-4 Júnior
1º) Davi Lima, com 30 pontos
2º) Lucas Ambrósio, 24
3º) Pedro Rossi, 20
4º) Miguel Bernardo, 15
5º) Eloisa Chefer, 15
6º) Miguel Dorce, com 12 pontos
Categoria F-4 Graduados
1º) Matheus Violin, com 25 pontos
2º) Natan Aceti, 20
3º) Thiago Ferreira, 19
4º) Júnior Benazzi, 17
5º) Gabriel Carrer, 15
6º) Pedro Busquim, com 14 pontos
Categoria F-4 Sênior
1º) Aldo Hiroshi, com 30 pontos
2º) Natan Aceti, 22
3º) Jean Straparava, 19
4º) Fernando Setogute, 17
5º) Maycon Gomes, 12
6º) André Toledo, 12
7º) Fábio Tomazi, 10
8º) Jefferson Krombauer, 8
9º) Jamil de Oliveira, 7
10º) Flávio Pamplona, 5
11º) Rodrigo Modesto, com 2 pontos
Categoria F-4 Super Sênior
1º) Olívio Perin, com 30 pontos
2º) Moacir Carrer, com 24 pontos

Márcio Limestone era uma pessoa alegre e muito brincalhão, sendo admirado por todos no mundo esportivo, social e empresarial (Foto: Lu Flores/Divulgação)
SANTOS (SP) – O piloto da Fórmula Truck Márcio da Rosa morreu na noite deste sábado (12), em um grave acidente na Rodovia dos Minérios, em Almirante Tamandaré, na região Metropolitana de Curitiba. Márcio da Rosa, também conhecido como Márcio Limestone ou “Piolho” (como era mais chamado nas pistas).
Além de Márcio, outras duas pessoas faleceram no grave acidente entre o Chevrolet Camaro, dirigido por Márcio; e o Renault Symbol, dirigido por Guilherme Rocha, que foi atendido no local do acidente e encaminhado a um hospital local, porém não resistiu e veio a falecer. A outra vítima fatal é Roberto Cardoso, amigo de Márcio Limestone e que estava com ele no Camaro.
O velório de Márcio Limestone será no Cemitério Paroquial Nossa Senhora do Rosário, à rua Padre Domingos Marine, 185, em Colombo (PR). O sepultamento, ainda a ser confirmado pela família, deve ocorrer na manhã desta segunda-feira.
Nota da Fórmula Truck
Nas primeiras horas deste domingo (na madrugada) a organização da Fórmula Truck emitiu nota comunicando o falecimento de Márcio Limestene. Gilberto Hidalgo, presidente da categoria, se deslocou para a Capital paranaense ainda pela madrugada.
O teor na nota é o seguinte:
“Com imensa tristeza, recebemos a notícia do falecimento de Márcio da Rosa, nosso querido piloto, conhecido como Márcio Limestone — o Piolho.
Ele foi vítima de um trágico acidente de trânsito neste final de semana e nos deixou de forma repentina.
A dor é profunda, mas maior ainda é a gratidão por tudo o que ele representou dentro e fora das pistas. Um competidor aguerrido, um amigo leal e uma figura inesquecível da nossa história.
A saudade é imensa, mas a honra de termos dividido a pista com você será eterna.
Nossos sentimentos à família, amigos, equipe e a todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo”.
Campeão do Troféu SpeedMax
Com um 10º lugar na Prova SpeedMax na etapa de encerramento da temporada do ano passado, realizada em dezembro, em Cascavel, Márcio Limestone se sagrou campeão do Troféu SpeedMax e ganhou como premiação uma viagem para a visitar a Sema Show 2025, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Ele somou 290 pontos, um a mais do que o catarinense Léo Barramacher, que foi o vencedor da categoria GT Truck (motores eletrônicos) na prova de Cascavel.

O Rali da Graciosa, único rali de asfalto do Campeonato Brasileiro será realizado nas estradas de Antonina, Morretes e Quatro Barras, no Paraná (Foto: Divulgação)
O calendário nacional de rali chega à Serra da Graciosa entre esta quinta-feira (10) e sábado, com a realização da 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade: será a 38ª edição do Rali da Graciosa. A competição, já consolidada como o “rali mais charmoso do Brasil”, promete desafios inéditos entre as florestas da Mata Atlântica e as paisagens montanhosas de Antonina, Morretes e Quatro Barras. No rali de velocidade, os carros são divididos em três categorias conforme motorização: Rally 2 para carros com tração integral, Rally 4 para carros 4×2 preparados e Rally 5 para carros 4×2 de produção.
No domingo (13), é a vez do Rally de Regularidade invadir as estradas em meio à Mata Atlântica. Nesta edição, além das categorias Graduados, Turismo e Novatos, em parceria com o Troféu Rally Clássico Paraná, incluímos mais três categorias: Históricos (carros até 1969), Clássicos (carros de 1970 até 1995) e Neo Clássicos (carros pós 1996 de séries especiais e edições limitadas).
O evento faz parte dos Jogos de Natureza e Aventura do Estado do Paraná e conta com apoio do Governo do Estado do Paraná, da Prefeitura de Quatro Barras, Prefeitura de Morretes e Prefeitura de Antonina. É uma realização do RPMC (Rallye e Pista Motor Clube), de Curitiba; em parceria com a FPRA (Federação Paranaense de Automobilismo) e a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo). Tem o patrocínio de Pirelli, Peugeot LelaC, Viação Graciosa, Total Storage. Ekron, IPMA, Viaje Paraná, Bananina e Restaurante Gusso.
Programação
Na quinta-feira (10), acontece uma exposição dos carros da competição a partir das 17h, na Praça Carlos Cavalcanti. Já a partir das 19h, acontece a Largada Promocional na estação ferroviária de Antonina. Na sexta-feira (11), às 9 horas, inicia o Shakedown. As especiais começam a partir das 13h50, com a saída do primeiro carro do Parque de Apoio. A premiação do primeiro dia de provas está prevista para 18h30, no Ginásio Esportivo Joubert Vieira.
No sábado (12), as provas começam às 8h30, com a saída do primeiro carro do Parque de Apoio. As especiais acontecem a partir das 8h58, de manhã, e das 12h42, à tarde. A premiação está prevista para 18h30, também no Ginásio Esportivo Joubert Vieira.
Para quem deseja acompanhar qualquer uma das etapas, precisa se deslocar ao local da prova uma hora antes da saída do primeiro carro do Parque de Apoio. Após esse horário, as estradas estarão fechadas, não sendo permitida a movimentação nos trechos de prova e nem acesso aos locais. Mais informações sobre o fechamento das estradas está disponível no @rallydagraciosa.
Rali de regularidade
No domingo (13), a largada do primeiro carro do Rali de Regularidade acontece a partir das 9 horas, no ginásio Esportivo Joubert Vieira. A chegada do primeiro carro está prevista para 15h40, no mesmo local da largada.
Histórico
Criado em 1981, o Rali da Graciosa foi pioneiro no Brasil ao reunir estradas de asfalto e terra, com etapas noturnas e clima adverso. O evento simboliza um “pacto com os deuses”: chegar ao final já é vitória. O idealizador Anderson Nobre é lembrado como fundador de um dos ralies mais desafiadores e encantadores do país.
Programação do Rali da Graciosa
Quinta-Feira – 10 de julho de 2025
17:00 Exposição dos carros – Praça Carlos Cavalcanti
19:00 Largada Promocional – Estação Ferroviária de Antonina
Sexta-feira – 11 de julho de 2025
09:00 Início do Shakedown
11:00 Encerramento do Shakedown
13:50 Saída do primeiro carro do Parque de Apoio
14:18 SS1 Graciosa
14:56 SS2 Dom Pedro 1
15:39 SS3 Dom Pedro 2
17:09 Entrada do primeiro carro no parque fechado
18:30 Premiação dia 1 – Ginásio Esportivo Joubert Vieira
Sábado – 12 de julho de 2025
08:30 Saída do primeiro carro do parque de serviços
08:58 SS4 Antonina – São João 1
09:36 SS5 Antonina – São João 2
10:14 SS6 Antonina – São João 3
11:04 Parque de Serviços B
12:42 SS7 Cacatu
13:25 SS8 Guaraqueçaba
14:00 Parque de Serviços C
15:38 SS9 São João – Antonina 1
16:16 SS10 São João – Antonina 2 (Power Stage)
16:46 Chegada do primeiro carro no parque fechado
18:30 Premiação dia 2
20:00 Briefing Regularidade – Ginásio Esportivo Joubert Vieira
Domingo – 13 de julho de 2025
09:00 Largada do primeiro carro (Ginásio Esportivo Joubert Vieira)
11:45 Previsão de neutro de almoço (Quatro Barras)
15:40 Chegada do primeiro carro (Ginásio Esportivo Joubert Vieira)
17:00 Premiação regularidade (Ginásio Esportivo Joubert Vieira)

O protótipo Mamba Negra 2S da dupla Marcelo Servidone/Marcelo Henriques foi o primeiro carro inscrito na prova (Foto: Cláudio Kolodziej/Divulgação)
O Autódromo Internacional Ayrton Senna foi o palco escolhido para um novo desafio do automobilismo brasileiro: a “Londrina 600 Speed Fest”. A edição de lançamento da corrida de longa duração está confirmada para 29 de novembro, um sábado. Com grid estimado em 45 carros, a prova contempla em regulamento protótipos das mais variadas gerações, carros de turismo e também de gran-turismo, com subdivisão em classes de acordo com características técnicas.
A realização do evento está a cargo da Thinkers, agência que tem como CEO o empresário Rodrigo Guedes Fontes. “Nossa proposta não é apenas a de oferecer mais uma corrida de carros aos participantes e ao público, mas a de fazer a Londrina 600 Speed Fest entrar na história do automobilismo por emoldurar um evento grandioso”, estipula. “Teremos muito mais que uma corrida de carros. Queremos oferecer desde esta primeira edição algo que vai se perpetuar”.
Em pista, o gerenciamento desportivo estará a cargo do jornalista e narrador Luc Monteiro, há anos responsável pela organização dos campeonatos das categorias Gold Classic e Gold Turismo. “A proposta da Londrina 600 Speed Fest é bastante diferente das corridas do selo Gold Racing, onde os regulamentos são limitados a carros mais antigos. Desta vez, além da duração que deve chegar a quatro horas e meia, a competição vai abranger todos os tipos de carros de corrida”, explica.
As categorias da prova serão estipuladas a partir de características básicas dos carros. “Via de regra, teremos em disputa as classes do Endurance das últimas décadas”, resume Monteiro. “Uma particularidade é que qualquer categoria de automobilismo do Brasil, nacional ou regional, pode ter sua própria classe na prova, desde que com a ocorrência de pelo menos cinco carros no grid. Isso vale desde a Speed Fusca até a Stock Car ou a Porsche Cup”, exemplifica.
A participação na Londrina 600 Speed Fest poderá ocorrer em duplas ou trios de pilotos. Cada classe vai premiar no pódio os cinco primeiros colocados. “Outro ponto em que vamos deixar nossa corrida marcada na memória dos pilotos é algo até simples, mas que nem sempre vemos acontecer: o troféu”, antecipa Fontes. “Os troféus dos vencedores na classificação geral vão trazer um conceito bastante inovador, e isso vai ser mantido na tradição que a prova vai alcançar”, aposta.
As inscrições para a primeira edição da Londrina 600 Speed Fest já estão abertas, a uma taxa de R$ 4 mil no primeiro lote, que será mantido até dia 31 de julho. A publicação dos regulamentos desportivo e técnico pela Federação Paranaense de Automobilismo está prevista para o dia 20 de junho.
Mais informações a respeito da primeira edição do evento podem ser solicitadas via Direct pelo perfil de Instagram @londrina600speedfest ou pelo e-mail lucmonteiro10@gmail.com.

As inscrições estão abertas e terão desconto até o dia 8 deste mês (Foto: Daniel Procópio/Divulgação)
Depois de uma pausa de dois meses, o Campeonato Paranaense Light de Kart retomará suas atividades e realizará a 3ª etapa da temporada em seu tradicional palco, o Kartódromo Luigi Borghesi, em Londrina, no próximo dia 12.
Cada uma das categorias que disputam a competição – Mirim, Cadete, F-4 Júnior, F-4 Graduados, F-4 Sênior e F-4 Super Sênior – terá dois treinos livres na manhã do sábado. À tarde, a partir das 13h25, será realizada a tomada de tempos e, na sequência, os pilotos partem para a disputa de duas baterias, com 12 voltas para a Cadete e 17 para as F-4. Na sexta-feira (11) a pista estará liberada para treinos livres.
Todas as categorias competem com motores fornecidos pela RBC Motorsport em sistema de sorteio. A taxa de inscrição (com combustível incluído para a tomada de tempos e duas corridas) tem o custo de R$ 275,00 para Mirim e Cadete e R$ 550,00 para as F-4 se quitadas até o dia 8 de julho. Após esta data, os valores aumentam para R$ 350,00 e R$ 650,00, respectivamente.
Além da 3ª etapa, o Campeonato Paranaense Light – organizado pela AKRL (Associação dos Kartistas da Região de Londrina), com supervisão da FPrA (Federação Paranaense de Automobilismo) – ainda terá outras duas para a definição de seus campeões, marcadas para 4 de outubro e 6 de dezembro, ambas em Londrina.
Para encaminhar sua inscrição ou para ter mais informações, contate com Ademir no fone/whatsapp (43) 99603-9572.
Classificação do Paranaense Light de Kart após duas etapas
Categoria F-4 Júnior
1º) Davi Lima, com 27 pontos
2º) Eloisa Chefer, 27
3º) Miguel Bernardo, 18
4º) Miguel Dorce, com 18 pontos
Categoria F-4 Graduados
1º) Matheus de Morais, com 60 pontos
2º) Gabriel Carrer, 48
3º) Laércio Benazzi Júnior, 33
4º) Natan Aceti, 31
5º) Thiago Ferreira, com 22 pontos
Categoria F-4 Sênior
1º) Gustavo Berti, com 54 pontos
2º) Fernando Setogute, 44
3º) Jefferson Kronbauer, 38
4º) André de Toledo, 28
5º) Natan Aceti, com 25 pontos
Categoria F-4 Super Sênior
1º) Olívio Perin, com 60 pontos
2º) Sérgio Hayashi, 48
3º) Moacir Carrer, com 30 pontos