Get Adobe Flash player

Arquivo do mês: março 2020

Rubens Gatti diz que todos campeonatos previstos para a temporada 2020 serão mantidos (Foto: Vanderley Soares)

Rubens Gatti diz que todos campeonatos previstos para a temporada 2020 serão mantidos (Foto: Vanderley Soares)

CURITIBA (PR) – Com a paralisação de todas as competições automobilísticas em função da pandemia do coronavírus, a Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA) irá refazer o calendário de todas as categorias do automobilismo paranaense. Todos os campeonatos previstos serão mantidos.

Rubens Gatti, presidente da FPrA, explica que o ajuste de datas para um novo calendário será feito tão logo seja definido o calendário das categorias nacionais. “Vamos esperar a definição das categorias nacionais e estudarmos as datas restantes. Muitos paranaenses participam das categorias nacionais e também sediamos muitas provas nacionais. Em alguns casos, poderemos ter programação conjunta”, frisa Gatti.

Gatti também adianta que a diretoria da FPrA tomou a decisão de que todos os campeonatos previstos para a temporada 2020 serão realizados. Em alguns casos o número de etapas poderá diminuir. “Vamos dialogar com os clubes, pilotos, promotores e chegaremos ao ponto que será melhor para todos”, enfatiza Rubens Gatti.

 

Campeonatos previstos para a temporada 2020 no Paraná

Kart

Campeonato Paranaense de Kart – Curitiba

Campeonato Paranaense de Kart Light – Londrina

Open da Copa Brasil de Kart – Londrina

Campeonato Metropolitano de Kart de Cascavel

Campeonato Citadino de Kart de Foz do Iguaçu

Campeonato Metropolitano de Kart de Rio Negro

Copa Super Paraná de Kart – Curitiba

Copa Paraná de Kart – Cascavel

Campeonato Pato-branquense de Kart

Provas festivas

 

Rali

Campeonato Paranaense de Rali

 

Velocidade na Terra

Campeonato Metropolitano de São José dos Pinhais

Campeonato Paranaense

 

Velocidade no Asfalto

Campeonato Paranaense – Curitiba – Londrina – Cascavel

Campeonato de Metropolitano de Curitiba

Copa de Cascavel – Três etapas

Campeonato Metropolitano de Londrina

 

Arrancada

Campeonato Paranaense de Arrancada na Terra

Copa Paraná de Arrancada na Terra

Provas festivas na Terra em São Mateus do Sul e Ponta Grossa

Campeonato Paranaense de Arrancada de 201 Metros

 

Provas longas

Cascavel de Ouro

500 Milhas de Londrina

As competições estarão de volta ao Raceland Internacional após o fim da pandemia do coronavírus (Foto: Divulgação)

As competições estarão de volta ao Raceland Internacional após o fim da pandemia do coronavírus (Foto: Divulgação)

Palco de grandes eventos em sua história, o Raceland Internacional está de volta ao “circuito”. Agora administrado por um trio de empresários formado pelos irmãos Wagner e Alfredo Ebrahim e por Claudio Kyrila, o kartódromo passa a receber a Copa Super Paraná Raceland de Kart em 2020 – e também o Campeonato Paranaense e o Desafio dos Campeões.

A Copa Super Paraná Raceland será disputada em quatro etapas, com duas baterias cada, sendo a última delas com pontuação maior, o que permitirá que os campeões sejam conhecidos apenas no fechamento do campeonato. Para chegar ao título, os pilotos deverão descartar seus dois piores resultados dentre os oito possíveis.

O contrato dos novos administradores com o Raceland terá duração de dois anos. “Estamos reformulando e adequando o kartódromo em todos os sentidos, cuidando de toda a estrutura para oferecermos o melhor possível aos pilotos que vierem disputar nossos campeonatos”, convida Wagner Ebrahim.

Um dos objetivos dos empresários ao retomar a Copa Super Paraná Raceland e o próprio Raceland é proporcionar aos pilotos a oportunidade de competir novamente em um dos melhores kartódromos do Brasil, além de oferecer aos pilotos de Curitiba e região a chance de correrem “em casa”. “Muitos pilotos da região não conseguem mais competir longe de Curitiba, principalmente em função de seus compromissos profissionais e pessoais”, ressalta Wagner Ebrahim. “Estamos resgatando estes pilotos, ao mesmo tempo em que retomamos um campeonato que deu muito certo em 2018”, completa.

A Copa Super Paraná Raceland será disputada com motores fornecidos por sorteio pela RBC Preparações. “Pensando nos pilotos, queremos que nosso campeonato seja de baixo custo e esta é uma das medidas que utilizaremos para chegar a este objetivo”, destaca Wagner Ebrahim. “Teremos bons parceiros conosco e, assim, poderemos oferecer entre dois a três mil reais em prêmios por etapa”, destaca.

Dentre os prêmios por etapa – além de troféus de 1º ao 5º, pole position e melhor equipe – está o sorteio de duas isenções da taxa de aluguel de motores para os pilotos das categorias de 125cc. E, ao final do campeonato, os campeões da Mirim e Cadete e das F4 concorrerão ao sorteio de um motor GX160 e um GX390, zero, na caixa, respectivamente. Além disso, o campeão da Sênior A receberá como prêmio a participação gratuita em um treino ou em uma etapa da Sprint Race.

O traçado escolhido para a disputa da 1ª etapa da Copa Super Paraná Raceland será inédito, buscando também oferecer igualdade de condições para os pilotos locais e os que virão de fora. “Vamos correr em um traçado invertido, muito técnico e difícil. Já testei e tenho certeza de que todos vão gostar”, promete o também piloto Wagner Ebrahim.

A 1ª etapa da Copa Super Paraná Raceland será em homenagem a Jauneval de Oms, o “Peteco”, idealizador e construtor do Raceland Internacional e também do Autódromo Internacional de Curitiba.

A Copa Super Paraná Raceland tem apoio da Federação Paranaense de Automobilismo, MG Pneus, RBC Zanoello Troféus e Sprint Race e teria seu início no final de março. Porém, em função da chegada do Coronavírus ao Brasil, a Confederação Brasileira de Automobilismo e a Federação Paranaense de Automobilismo determinaram a imediata suspensão de todas as atividades automobilísticas no País e no Paraná.

“O mais importante agora é nos preocuparmos com a saúde e o bem estar de toda a população e atender todas as determinações da CBA e do governo”, ressalta Wagner Ebrahim. “Quando tudo voltar à sua normalidade o automobilismo retomará suas atividades e a Copa Super Paraná Raceland estará pronta para começar”, finalizou.

O Kartódromo Raceland Internacional permanece aberto para treinos.

 

O prefeito Márcio Artur de Mattos assina a Ordem de Serviço na presença de Rubens Gatti, Gian Pasquali e dirigentes do Automóvel Clube de Telêmaco Borba (Foto: Divulgação)

O prefeito Márcio Artur de Mattos assina a Ordem de Serviço na presença de Rubens Gatti, Gian Pasquali e dirigentes do Automóvel Clube de Telêmaco Borba (Foto: Divulgação)

CURITIBA (PR) – Depois de quatro anos fora do calendário da Velocidade na Terra, Telêmaco Borba voltará as viver as emoções do automobilismo. Após vistoria da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e da FPrA (Federação de Automobilismo do Paraná), na última quinta-feira (12), o prefeito Márcio Artur de Matos assinou a Ordem de Serviço para que sejam iniciadas as obras da construção do autódromo de terra da cidade. Serão investidos R$ 500 mil e a previsão da entrega da obra é para o fim deste ano.

A CBA foi representada na vistoria por Gian Pasquali, presidente da Comissão Nacional de Velocidade na Terra, e a FPrA por seu presidente Rubens Gatti. Também participaram da solenidade de assinatura da Ordem de Serviço Luiz Santos Camargo, secretario de Obras da Prefeitura de Telêmaco Borba e presidente do Automóvel Clube e Telêmaco Borba; e Amauri de Jesus Soares, piloto da cidade.

Situado na região dos Campos Gerais e a 235 quilômetros de Curitiba, Telêmaco Borba se destacou por muitos anos como pólo da velocidade na terra no Paraná. Nos últimos quatro anos deixou de realizar competições porque foi dada outra destinação a área em que estava o autódromo. Agora com um autódromo novo, em uma especifica para a pratica esportiva, a expectativa é de que a cidade volte a revelar talentos para o esporte motor do Paraná e do Brasil.

Luiz Santos Camargo mostra a Rubens Gatti a área onde será construído o autódromo de Telêmaco Borba (foto: Divulgação)

Luiz Santos Camargo mostra a Rubens Gatti a área onde será construído o autódromo de Telêmaco Borba (foto: Divulgação)

Rubens Gatti, presidente da FPrA, destaca o trabalho de Luiz Santos Camargo à frente do Automóvel Clube de Telêmaco Borba e o apoio do prefeito Márcio Artur de Matos ao automobilismo, uma vez que o autódromo irá beneficiar toda uma região e atrair para Telêmaco Borba pilotos de todo o Brasil, uma vez que o novo autódromo estará nos padrões exigidos para sediar competições nacionais. “Temos que enaltecer a iniciativa do prefeito e dizer que além do automobilismo, a economia da cidade ganhará muito com o autódromo”, completa Rubens Gatti.

 

 

 

 

 

Rafael Dietrich recebe a bandeirada da vitória na categoria Cadete  (Foto: Tiago Guedes/Divulgação)

Rafael Dietrich recebe a bandeirada da vitória na categoria Cadete (Foto: Tiago Guedes/Divulgação)

CASCAVEL (PR) – O Campeonato Metropolitano de Kart de Cascavel começou no último fim de semana no Kartódromo Delci Damian, tendo como principal novidade a realização das provas com o circuito invertido, ou seja, em sentido horário, ao contrário do traçado utilizado no Campeonato Brasileiro de Kart, disputado em julho do ano passado.

Na pista, o fator positivo foi a presença de muitos estreantes, especialmente nas categorias Mirim e Cadete. A etapa contou com 42 participantes e os vencedores foram Bernardo Motter (Cascavel), na categoria Mirim; Rafael Dietrich (Cascavel), na Cadete; Luiz César Schroeder (Umuarama), na Força Livre; Murilo Fiore (Cascavel), na F-4 A; e Fábio Martins (Cascavel), na categoria F-4 B.

A 2ª etapa da competição será disputada nos dias 25 e 26 de abril, se até lá já tenha chegado ao fim a suspensão de provas em todo o País em função do coronavírus.

 

Resultados da 1ª etapa do Metropolitano de Kart de Cascavel

Categoria Mirim

1º) Bernardo Motter (Cascavel), com 29,5         pontos

2º) Lucas Bertoletti (Cascavel), 21,5

3º) Mateus Z. Avis (Cascavel), 19,5

4º) Bernardo Cavalcante (Toledo), 18

5º) Rafael B. da Silva (Cascavel), 14,5

6º) Caetano Cavalcante (Toledo),    com 14 pontos

 

Categoria Cadete

1º) Rafael Dietrich (Cascavel), com 29,5 pontos

2º) Gustavo Verona (Guaíra), 22,5

3º) Benjamin Zawoski (Cascavel), com 20 pontos

 

Categoria Força Livre

Luiz César Schroeder levou o troféu da vitória da categoria Força Livre para Umuarama (Foto: Tiago Guedes/Divulgação)

Luiz César Schroeder levou o troféu da vitória da categoria Força Livre para Umuarama (Foto: Tiago Guedes/Divulgação)

1º) Luiz César Schroeder (Umuarama), com 29,5 pontos

2º) Fernando A. Schroeder (Cascavel), 21,5

3º) Milton M. dos Santos (Cascavel), 17,5

4º) Alexandre de Oliveira (Cascavel), 15

5º) Lucas Krzesinski (Cascavel), 15

6º) Willian Zawoski (Cascavel), 13,5

7º) Márcio Almeida (Cascavel), 12,5

8º) Agnaldo Soares (Cascavel), 10

9º) Willian Hiedemann (Cascavel), com 2 pontos

 

Categoria F-4 A

O cascavelense Murilo Fiore foi o grande vencedor da categoria F-4 A (Foto: Tiago Guedes/Divulgação)

O cascavelense Murilo Fiore foi o grande vencedor da categoria F-4 A (Foto: Tiago Guedes/Divulgação)

) Murilo Fiore (Cascavel), com 29,5 pontos

2º) Mauricio Zaffari (Cascavel), 20,5

3º) Gustavo Fiore (Cascavel), 20

4º) Marcos Fernandes (Cascavel), 16,5

5º) Rodrigo B. Santos (Cascavel), 13,5

6º) Felipe Pedroso (Cascavel), 11

7º) Rafael Paiva (Cascavel), 10

8º) Joeson Alves (Cascavel), 9,5

9º) Edivan Monteiro (Cascavel), 9

10º) Edwardo T. Tanabe (Cascavel), 1,5

11º) Júnior Dalla Valle (Cascavel), com 1 ponto

 

Categoria F-4 B

Fábio Martins ganhou a categoria F-4 B (Foto: Tiago Guedes/Divulgação)

Fábio Martins ganhou a categoria F-4 B (Foto: Tiago Guedes/Divulgação)

1º) Fábio Martins (Cascavel), com 25,5 pontos

2º) Daniel Verona (Guaíra), 24,5

3º) Claudecir Guligurski (Cascavel), 16,5

4º) Fábio Fabiano (Cascavel), 16

5º) Ubiratan Portes (Cascavel), 14

6º) Valdinei dos Santos (Cascavel), 14

7º) Odair da Silva (Cascavel), 12

8º) Diogo Cavalcante (Toledo), 8,5

9º) Alessando N. Bertoletti (Cascavel), 6,5

10º) Samuel Xavier (Cascavel), 4,5

11º) Camilo Scheibe (Cascavel), sem pontos

PortariaEm portaria assinada pelo presidente Rubens Gatti, divulgada hoje (segunda-feira), a Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA) suspendeu todas as provas de automobilismo a serem realizadas no Paraná por tempo indeterminado em função da pandemia de coronavírus.

A portaria da FPrA antecipou-se ao decretado do governador Ratinho Massa, publicado no fim do dia, proibindo a realização eventos em todo o estado, incluindo os esportivos.

Seja a integra da portaria da FPrA:

 

COMUNICADO Nº 01 DE 16 DE MARÇO DE 2020

O PRESIDENTE da FEDERAÇÃO PARANAENSE

DE AUTOMOBILISMO – FPRA, no uso de suas atribuições Estatutárias,

diante da necessidade do combate à propagação do coronavírus, COVID-19, e atendendo as determinações do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e a Portaria nº 01 expedida pela Confederação Brasileira de Automobilismo – CBA, em anexo, COMUNICA que todos os eventos

automobilísticos no Estado do Paraná, a partir desta data, estão suspensos por prazo indeterminado até segunda ordem.

Portanto, qualquer evento automobilístico que venha ser realizado Estado do Paraná, neste período, será considerado como “PROVA NÃO AUTORIZADA” por esta entidade, respondendo o Clube ou seu

Promotor, civil e criminalmente por seu ato.

Rubens Maurílio Gatti

Presidente

Solange Aparecida Soares Pimpão, vice-campeã da categoria Street Tração Traseira no ano passado (Foto: Victor Lara)

Solange Aparecida Soares Pimpão, vice-campeã da categoria Street Tração Traseira no ano passado (Foto: Victor Lara)

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS (PR) – A arrancada na terra tem show previsto para São José dos Pinhais, região Metropolitana de Curitiba. Neste sábado e domingo será disputada a 2ª etapa da Copa Paraná de Arrancada na Terra, com a expectativa da participação de aproximadamente 100 competidores entre carros e motos.

A Copa Paraná deste ano será disputada em oito etapas. A primeira etapa foi disputada nos dias 15 e 16 de fevereiro, em São José dos Pinhais. A segunda será neste fim de semana, também em São José dos Pinhais. As demais etapas serão nos dias 4 e 5 de abril em São Mateus do Sul; 16 e 17 de maio, em São José dos Pinhais; 25 e 26 de julho, em São José dos Pinhais; 8 e 9 de agosto, em Ponta Grossa; 12 e 13 de setembro, em São José dos Pinhais; e 7 e 8 de novembro, em são José dos Pinhais.

Casal destaque

Diante das dificuldades imposta pela pista de terra, o talento e decisões precisas dos pilotos vão valorizados. Entre os destaques da competição estão Daniel Gaspar da Silva e sua esposa Solange Aparecida Soares Pimpão. O casal é sempre uma atração na arrancada na terra.

Solange sagrou-se vice-campeã da categoria Street Tração Traseira, quarta colocada na categoria Penélope e quinta na Super Street Tração Traseira. Já Daniel conquistou o nono lugar na categoria Super Street Tração Traseira.

Todas as provas do Paranaense Light serão no Kartódromo Luigi Borghesi, que em outubro sedia a Copa Brasil (Foto: Divulgação)

Todas as provas do Paranaense Light serão no Kartódromo Luigi Borghesi, que em outubro sedia a Copa Brasil (Foto: Divulgação)

Com quatro etapas, marcadas para Londrina entre março e novembro, o Campeonato Paranaense Light volta a ser uma das atrações de mais uma temporada do kartismo paranaense. Além da bela organização e grids cheios, a competição terá outros atrativos em 2020.

Promovido pela AKRL (Associação dos Kartistas da Região de Londrina) e supervisionado pela FPrA (Federação Paranaense de Automobilismo), o Paranaense Light terá suas provas utilizadas também como preparação para a Copa Brasil, marcada para Londrina no mês de outubro. Além disso, em setembro Londrina promoverá o Open da Copa Brasil em evento específico para este fim.

Vão participar as categorias Cadete (para pilotos Mirim e Cadete), 125 Sprinter (Júnior Menor e Júnior), Graduados, 125 Master (Novatos, Sênior A e B e Super Sênior), F4 Graduados, F4 Sênior, Super Sênior e F4 Super Sênior Master.

As inscrições – para pagamento até o próximo dia  – custarão R$ 390,00 (com combustível) para as categorias F-4; R$ 150,00 para Mirim e Cadete (com combustível) e R$ 350,00 (sem combustível) para as categorias 125cc. Após esta data, os valores aumentam R$ 100,00 em cada categoria. O depósito deste valor deverá ser feito no Banco Itaú, agência 1555, conta 36595-4, em nome da AKRL, CNPJ 04.472.915/0001-50.

Os motores serão fornecidos por sorteio pela RBC e terão custo de R$ 250,00 por etapa para a Mirim e Cadete, R$ 450,00 por etapa para as F4 e R$ 720,00 por etapa para as categorias 125cc. Para quem disputar as quatro etapas, a RBC propõe um pacote com desconto no valor de R$ 600,00 (em até 4 vezes no cartão) para a Mirim e Cadete e R$ 1.480,00 para as F4, valor que pode ser pago em até 10 vezes no cartão. Assim, a Mirim e Cadete terão custo por etapa de R$ 150,00 e as F4 um custo unitário de R$ 370,00.

Serão disputadas duas baterias por etapa e o sistema de pontuação será diferenciado entre baterias. Além disso, a 4ª e última etapa oferecerá uma pontuação maior que as três primeiras, fazendo com que o título seja decidido apenas na rodada final.

A RBC, fornecedora dos motores, premiará os vencedores da 1ª, 2ª e 3ª etapa nas categorias Cadete, F4 Graduados e F4 Sênior com a isenção na locação de um motor para as rodadas seguintes, respectivamente. E nas categorias 125cc Sprinter e Master será sorteada entre seus pilotos a isenção na locação de um motor durante a 1ª, 2ª e 3ª etapa, a ser usada sempre na etapa seguinte.

Vagas para o Brasileiro

O Campeonato Paranaense Light oferecerá uma vaga para a disputa do Brasileiro na Codasur Júnior, com subsídio de isenção do custo de pneus e aluguel de motor, ao primeiro colocado na 125 Sprinter – obedecendo o critério de idade – após a disputa de sua 2ª etapa.

Esta premiação se estende ao líder da Sênior A, que ganhará uma vaga subsidiada na Codasur. E ao líder na Graduados, que poderá disputar o Brasileiro na OK, onde pagará R$ 1.300,00 pelo aluguel de motor.

Além disso, o líder de cada uma das categorias F4 ganhará isenção do aluguel de motor para o Brasileiro.

Faça o download do regulamento do Paranaense Light em http://www.kartmotor.com.br/downloads/regulamentos.

Calendário

O Paranaense Light será disputado em quatro etapas nos dias 28 de março, 23 de maio, 15 de agosto e 21 de novembro.

O Kartódromo Delci Damian, sede do Brasileiro do ano passado, terá a primeira competição neste fim de semana (Foto: Mario Ferreira)

O Kartódromo Delci Damian, sede do Brasileiro do ano passado, terá a primeira competição neste fim de semana (Foto: Mario Ferreira)

CASCAVEL (PR) – Depois de ter sido o centro das atenções do kartismo nacional no ano passado, quando sediou o Campeonato Brasileiro de Kart, Cascavel abre a sua temporada sábado e domingo. A etapa de abertura do Campeonato Metropolitano será disputada sábado, no Kartódromo Delci Damian, com promoção e organização do Kart Clube de Cascavel e supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA).

O Campeonato Metropolitano de Cascavel será disputado em seis etapas. Além da etapa deste sábado serão disputadas etapas nos dias 25 e 26 de abril, 6 e 7 de junho, 1 e 2 de agosto, 26 e 27 de setembro e 7 e 8 de novembro. A etapa de 6 e 7 de junto terá programação conjunta com a Copa Paraná, que será disputada em etapa única.

Programação

A programação de sábado prevê para das 8h03 às 8h20, 1º treino livre da Categoria Cadete; das 8h23 às 8h40, 1º treino da F-4 Força Livre; das 8h43 às 9 horas, 1º treino da Mirim; das 9h03 às 9h20, 1º treino da F-4 A e F-4 B (motores comprados); das 9h23 às 9h40, 1º treino da 125 Sprinter; das

9h43 às 10 horas, 2º treino da Cadete; das 10h03 às 10h20, 2º treino da F-4 Força Livre; das 10h23 às 10h40, 2º treino da Mirim; das 10h43 às 11 horas, 2º treino da F-4 A e F-4 B; das 11h03 às 11h20, 2º treino da 125 Sprinter; das 13 horas, entrega dos motores comprados; 14h03 às 14h20, 3º treino da Cadete; das 14h23 às 14h40, 3º treino da F-4 Força Livre; das 14h43 às 15 horas, 3º treino da Mirim; 15h03 às 15h30, 3º treino da F-4 A e F-4 B; das 15h33 às 15h50, 3º treino da 125 Sprinter; das 15h53 às 16h10, 4º treino da Cadete; das 16h13 às 16h30, 4º treino da F-4 Força Livre; das 16h33 às 16h50, 4º treino da Mirim; das 16h53 às 16h20, 4º treino da F-4 A e F-4 B; das 16h23 às 16h40, 4º treino da 125 Sprinter; às 17 horas, recebimento dos motores comprados.

No domingo, a programação começa às 7 horas com o sorteio dos motores das categorias F-4 A e F-4 B; às 7h30, início do abastecimento das categorias F-4 A e F-4 B; das 8h03 às 8h20, 1º treino oficial da categoria Cadete; das 8h23 às 8h40, 1º treino oficial da F-4 Força Livre; das 8h43 às 9 horas, 1º treino oficial da Mirim; das 9h03 às 9h20, 1º treino oficial da F-4 A e F-4 B; das 9h23 às 9h40, 1º treino oficial da 125 Sprinter; das 9h43 às 10 horas, 2º treino oficial da Cadete; das 10h03 às 10h20, 2º treino oficial da F-4 Força Livre; das 10h23 às 10h40, 2º treino oficial da Mirim; das 10h43 às 11 horas, 2º treino oficial da F-4 A e F-4 B; das 11h03 às 11h20, 2º treino oficial das 125 Sprinter; às 11h40, brieffing para todas as categorias; às 13h20, inicio dos treinos classificatórios para definição do grid de largada, indo à pista, pela ordem, as categorias Cadete, F-4 Força Livre; Mirim, F-4 A/F-4 B;  e 125 Sprinter; às 14 horas, início da primeira bateria, indo à pista pela ordem, as categorias Cadete, F-4 Força Livre;  Mirim, F-4 A/F-4 B;  e 125 Sprinter; às 15h45, início da 2ª bateria, na mesma ordem da primeira bateria; e às 17h30, solenidade de pódio.

A categoria Turismo B começa o ano com 29 pilotos no grid (Foto: Bispo Neto)

A categoria Turismo B começa o ano com 29 pilotos no grid (Foto: Bispo Neto)

O Campeonato Metropolitano de Velocidade de Curitiba teve um bom início de temporada. A primeira etapa de 2020 foi disputada neste fim de semana, no Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), em Pinhais, região Metropolitana da Capital Paranaense. Com bons pegas, foram disputadas as categorias Marcas “A” e “B”, Turismo “A”, “B” e “C”, e Clássicos (Força Livre), com organização e promoção da M & L Produções Artísticas Ltda, e supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA).

Durante os Treinos Classificatórios que definiram os grids de largada, os três primeiros por categoria foram: MARCAS “A” – 1º) Wanderlei Berlanda Jr (SC), 1m40s495; 2º) Ruslan Carta Filho (PR), 1m40s669; 3º) Duda Bana (PR), 1m41s012. MARCAS “B” – 1º) Nilton Rossoni Filho (PR), 1m41s010; 2º) Rafael Balestrin (PR), 1m41s139; 3º) Alexandre Bastos (SC), 1m41s491. TURISMO “A” – 1º) Andrei Carta/Ruslan Carta Filho (PR), 1m41s704; 2º) Mário Broering (SC), 1m42s022; 3º) José Pederneiras (PR), 1m42s163. TURISMO “B” – 1º) Marcelo Cancelli/Edson Dall Asta (PR), 1m42s693; 2º) Maycon de Oliveira (PR), 1m43s023; 3º) Elton Oliveira (PR), 1m43s192. TURISMO “C” – 1º) Roberto Bonato/Evandro Maldonado (PR), 1m43s788; 2º) Christian Pampuch (PR), 1m44s526; 3º) Rodrigo Tassi/Rafael Colombari (PR), 1m44s836. CLÁSSICOS FORÇA LIVRE – 1º) Armin Kliewer (PR), 1m35s372; 2º) Richard Heidrich (PR), 1m35s982; 3º) Anderson Andrade (SC), 1m37s149.

Clássicos

A categoria Clássicos começou com vitórias de Armin Kliewer nas duas provas da primeira etapa (Foto: Bispo Neto)

A categoria Clássicos começou com vitórias de Armin Kliewer nas duas provas da primeira etapa (Foto: Bispo Neto)

A Primeira Prova das categorias Clássicos aconteceu às 17h30 do sábado, para 25 minutos, mais duas voltas de prova. O Omega de Richard Heidrich quebrou o motor durante o Treino Classificatório e não participou da primeira prova, mas amanhã vai participar da segunda corrida da categoria. Armin Kliewer largou na pole position e venceu de ponta a ponta a primeira corrida, sofrendo pressão somente nas primeiras voltas. Wanderlei Berlanda ficou as duas primeiras voltas em segundo lugar, depois perdeu a posição para Anderson Andrade, que chegou a liderar na décima volta, mas teve problemas e abandonou a corrida. Ao fim de 17 voltas, a vitória foi de Armin Kliewer, com o tempo total de 28min38s526, seguido de Wanderlei Berlanda, a 0s158, Maurício Gaudêncio, a 13s064, Alex Sandre Morais, a 1m34s487, e em quinto lugar Jorge Lorentz, a uma volta.

A segunda prova dos Clássicos largou às 12 horas do domingo, com Armin Kliewer largando mais uma vez na pole position, mantendo a liderança por duas voltas, quando foi superado por Richard Heidrich, que largou da sétima e última posição, que assumiu a primeira posição e a manteve até a bandeirada final. O carro da dupla Jorge Lorentz/Bailo Neto abandonou a prova com oito voltas completadas. Após 18 voltas, a vitória foi de Richard Heidrich, com o tempo total de 28min52s928, tendo Armin Kliewer em segundo, a 0s429, Anderson Andrade em terceiro, a 38s126, Maurício Gaudêncio em quarto, a 1m19s774, e, Alex Sandre Morais em quinto, a 1m27s492. A volta mais rápida das provas disputadas foi de Rechard Heidrich, na 4ª passagem da segunda corrida, com o tempo de 1m35s009, à média de 140,008 km/h.

Turismo “B”

A categoria Terra Turismo teve a primeira prova realizada às 9h15, com 29 participantes, para 30 minutos mais duas voltas. Marcelo Cancelli, que largou na pole position, manteve a liderança até a bandeirada final, deixando a briga pela segunda, terceira e quarta posições, entre Maycon de Oliveira, Elton de Oliveira e Sérgio Bucco. Fernando Zatta, Igor Waczyleski e Juliano Zatta abandonaram na quinta volta com problemas técnicos, mesma situação enfrentada por Felipe Baum, que abandonou na sexta volta, e, Evandro Athayde e Eduardo Moratelli abandonaram na sétima volta. Depois de 16 voltas, vitória de Marcelo Cancelli, com tempo total de 33m36s255, vindo a seguir Elton de Oliveira, a 0s609; Sérgio Bucco, a 2s963; Emerson Szwed, a 4s064; e, Marcelo Kroth, a 4s431.

A segunda prova das categorias Terra também foi muito movimentada, indo à pista às 13h40, com boas disputas do início ao fim da corrida. Ezequiel Dall Asta largou na pole, mas foi superado na primeira volta por Elton de Oliveira, seguidos de perto por Emerson Szwed, Sérgio Bucco e Marcelo Kroth. Os carros de Luciano Fracaro, Evandro Athayde e Juliano Zatta se acidentaram na primeira corrida e não participaram da segunda prova. Sérgio Bucco abandonou na terceira volta após grave acidente e Edimarcos Caliari abandonou na oitava volta. Ao fim de 11 voltas, a vitória foi de Elton de Oliveira, com tempo total de 28m56s038, vindo a seguir Ezequiel Dall Asta, a 1s210; Maycon de Oliveira, a 2s110; Gustavo dos Santos, a 2s870; e, Nilton da Silva, a 3s618. Marcelo Cancelli marcou a volta mais rápida das provas disputadas, na 4ª passagem da primeira corrida, com tempo de 1m41s888, à média de 130,555 km/h.

Marcas “A” e “B” –

Mais uma vez as categorias Marcas A e B mostram alto nível e expectativa de uma temporada disputadíssima (Foto: Bispo Neto)

Mais uma vez as categorias Marcas A e B mostram alto nível e expectativa de uma temporada disputadíssima (Foto: Bispo Neto)

A primeira prova das categorias Marcas “A” e “B”, com 21 participantes, teve largada às 10h10 deste domingo, realizando uma corrida muito disputada nas duas categorias. O pole position Wanderlei Berlanda Júnior manteve a liderança na primeira volta, seguido de perto por Ruslan Carta Filho, Rafael Balestrin, Nilton Rossoni Filho, Gustavo Magnabosco e Brendon Gabardo. Karl Rauscher abandonou na primeira volta, Rodrigo Vieira na terceira, Alexandre Bastos na quinta, Gustavo Dal Pizzol na sétima, Duda Bana na oitava, Brendon Gabardo na décima, Gustavo Magnabosco na 12ª e Nilton Rossoni Filho na 14ª volta, todos com problemas técnicos e abandonaram a corrida. Depois de 18 voltas, a vitória na Geral e na Marcas “B” foi de Rafael Balestrin com tempo total de 35m33s078, seguido de Lúcio Seidel, a 9s308; Ozias da Silveira Jr, a 14s336; Geison Turek, a 20s025; e, Emerson Grochoski, a 20s093. Na Marcas “A” venceu Ruslan Carta Filho, com tempo total de 35m33s528, vindo a seguir Edson Bueno, a 3s116; Pierre Sabbagh, a 3s346; Ricardo Hilgenstieler, a 4s520; e, Rafael Bastos, a 5s985.

Na segunda prova das categorias Marcas “A” e “B”, que aconteceu às 14h40 também muito disputada, com os pilotos dando show na “briga” por melhores posições na pista. Na largada, Rafael Balestrin que largou na pole manteve a liderança na primeira volta, seguido de Ruslan Carta Filho, Eduardo Pavelski, Ricardo Hilgenstieler e Pierre Sabbagh. Boa disputa entre Balestrin, Carta e Berlanda pela primeira posição. Antonio Carvalho e Nilton Rossoni Filho abandonaram na primeira volta, Gustavo Magnabosco na sexta, Eduardo Pavelski na sétima, Rafael Balestrin na 11ª e Alexandre Bastos na 12ª, também abandonaram. Após 20 voltas, a vitória foi de Ruslan Carta Filho na Geral e na Marcas “A”, com tempo total de 34m01s929, com Ricardo Hilgenstieler em segundo, a 7s625; Wanderlei Berlanda Jr em terceiro, a 7s909; Pierre Sabbagh em quarto, a 8s221; e, Rafael Bastos em quinto, a 13s856. Na Marcas “B” venceu Lúcio Seidel com tempo total de 34m33s577, seguido de Karl Rauscher, a 4s605, Ozias da Silveira Jr, a 28s849; Geison Turek, a 42s662; e, Emerson Grochoski, a uma volta. A volta mais rápida das duas provas realizadas foi de Wanderlei Berlanda Jr, na quarta passagem da primeira corrida, com o tempo de 1m39s906, à média de 133.145 km/h.

Turismo “A” e “C”-

As categorias Turismo A e C iniciam a temporada com excelente grid (Foto: Bispo Neto)

As categorias Turismo A e C iniciam a temporada com excelente grid (Foto: Bispo Neto)

Reunindo as categorias Terra Turismo “A” e Turismo “C”, com 20 participantes, a primeira prova aconteceu às 11h05, para 30 minutos mais duas voltas. Andrei Carta que largou na pole position manteve a liderança na primeira volta, seguido de José Pederneiras, Mário Broering, Rafael Lupatini e Jorge Silva. Marcelo Oliveira Filho abandonou na primeira volta com problemas técnicos, mesma situação enfrentada por Rogério Marqueto, que abandonou na terceira volta. Depois de 18 voltas, vitória de Jorge Silva na Geral e na Turismo “A”, com tempo total de 34m03s234, vindo a seguir José Pederneiras, a 0s482; Mário Broering, a 5s246; Andrei Carta, a 13s027; e, Juliano Diener, a 37s506. E na Turismo “C”, vitória de Evandro Maldonado, com tempo de 34m56s820, seguido de Rodrigo Tassi, a 1s135; Arlei Tucholski, a 21s624; Gustavo Simão, a 25s816, e, Christian Pampuch, a 29s107.

A segunda prova das categorias Turismo “A” e “C” também foi muito movimentada, indo à pista às 15h40, com boas disputas do início ao fim da corrida. Jorge Silva largou na pole e manteve a posição durante a primeira volta, seguido de perto por José Pederneiras, Mário Broering e Ruslan Carta Filho. A prova teve três líderes diferentes com Jorge Silva, Mário Broering e José Pederneiras se revezando na ponta. Alexandre Martins e Ruslan Carta Filho com problemas e abandonaram com uma volta. Rafael Lupatini e Cláudio Tucholski com cinco, Roberto Bonato com seis, Christian Pampuch com sete e Marcelo Cordeiro com nove voltas, também abandonaram a corrida. Ao fim de 17 voltas, nova vitória de José Pederneiras na Geral e na Turismo “A”, com tempo total de 34m50s300, vindo a seguir Diener Filho, a 6s277; Mário Broering, a 12s752; Jorge Silva, a 17s489; e, João Fugati, a 53s926. E na Turismo “C” a vitória foi de Rafael Colombari, com tempo de 35m01s761, seguido de Luiz Brambila, Marcelo Oliveira Filho, Gustavo Simão, e, Ralf Berger. Andrei Carta marcou a volta mais rápida das provas disputadas, na 19ª passagem da primeira corrida, com tempo de 1m41s564, à média de 130,972 km/h.

A segunda etapa do Campeonato Curitibano de Velocidade 2020 está marcada para os dias 18 e 19 de abril, no AIC, válida também pela segunda etapa do Paranaense de Velocidade no Asfalto 2020.

 

 

O Metropolitano de Velocidade de Curitiba de 2020 começa com bom número de carros na pista (Foto: Bispo Neto)

O Metropolitano de Velocidade de Curitiba de 2020 começa com bom número de carros na pista (Foto: Bispo Neto)

Os treinos classificatórios da tarde de hoje definiram o grid de largada de todas as categorias da etapa de abertura do Campeonato Paranaense de Velocidade de Curitiba. A prova será disputada no Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), com 75 carros, divididos nas categorias Marcas “A” e “B”, Turismo “A”, “B” e “C”, e Clássicos (Força Livre). A promoção e organização são da M & L Produções Artísticas Ltda, com supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA).

Durante os Treinos Classificatórios que definiram os grids de largada, os cinco primeiros por categoria foram: MARCAS “A” – 1º) Wanderlei Berlanda Jr (SC), 1m40s495; 2º) Ruslan Carta Filho (PR), 1m40s669; 3º) Duda Bana (PR), 1m41s012; 4º) Davi/Gustavo Dal Pizzol (SC), 1m41s146; e 5º) Antonio Carvalho/Brendon Zonta Gabardo (PR), 1m41s314. MARCAS “B” – 1º) Nilton Rossoni Filho (PR), 1m41s010; 2º) Rafael Balestrin (PR), 1m41s139; 3º) Alexandre Bastos (SC), 1m41s491; 4º) Lúcio Seidel (SC), 1m42s088; e 5º) Emerson/Leonardo Grochoski (PR), 1m42s215. TURISMO “A” – 1º) Andrei Carta/Ruslan Carta Filho (PR), 1m41s704; 2º) Mário Broering (SC), 1m42s022; 3º) José Pederneiras (PR), 1m42s163; 4º) Jorge Silva (PR), 1m42s785; e 5º) Rafael Lupatini (PR), 1m43s586. TURISMO “B” – 1º) Marcelo Cancelli/Edson Dall Asta (PR), 1m42s693; 2º) Maycon de Oliveira (PR), 1m43s023; 3º) Elton Oliveira (PR), 1m43s192; 4º) Marcelo Kroth (SC), 1m43s197; e 5º) Sérgio Bucco (PR), 1m43s253. TURISMO “C” – 1º) Roberto Bonato/Evandro Maldonado (PR), 1m43s788; 2º) Christian Pampuch (PR), 1m44s526; 3º) Rodrigo Tassi/Rafael Colombari (PR), 1m44s836; 4º) Marcelo Oliveira Filho (PR), 1m44s857; e 5º) Arlei/Cláudio Tucholski (PR), 1m45s617. CLÁSSICOS FORÇA LIVRE – 1º) Armin Kliewer (PR), 1m35s372; 2º) Richard Heidrich (PR), 1m35s982; 3º) Anderson Andrade (SC), 1m37s149; 4º) Maurício Gaudêncio (PR), 1m38s831; e 5º) Wanderlei Berlanda (SC), 1m40s122.

Clássicos

A Primeira Prova das categorias Clássicos aconteceu às 17h30 deste sábado, para 25 minutos, mais duas voltas de prova. O Omega de Richard Heidrich quebrou o motor durante o Treino Classificatório e não participou da primeira prova, mas amanhã vai participar da segunda corrida da categoria. Armin Kliewer largou na pole position e venceu de ponta a ponta a primeira corrida, sofrendo pressão somente nas primeiras voltas. Wanderlei Berlanda ficou as duas primeiras voltas em segundo lugar, depois perdeu a posição para Anderson Andrade, que chegou a liderar na décima volta, mas teve problemas e abandonou a corrida. Ao fim de 17 voltas, a vitória foi de Armin Kliewer, com o tempo total de 28min38s526, seguido de Wanderlei Berlanda, a 0s158, Maurício Gaudêncio, a 13s064, Alex Sandre Morais, a 1min34s487, e em quinto lugar Jorge Lorentz, a uma volta. A volta mais rápida da prova foi de Armin Kliewer, na 15ª passagem, com o tempo de 1m35s247, à média de 139,658 km/h.

Programação –

As atividades no domingo (8/3) iniciam às 8 horas com os warm ups de todas as categorias até as 8h55. A primeira categoria a ir para a pista do AIC é a Turismo “B”, às 9h15 para a primeira prova (30 minutos de prova + 2 voltas). Às 10h10 larga a primeira prova das categorias Marcas “A” e “B” (30 minutos + 2 voltas). Às 11h05 larga a primeira prova das categorias Turismo “A” e “C” (30 minutos + 2 voltas). E às 12 horas larga a segunda corrida das categorias Clássicos (25 minutos + 2 voltas). Das 12h35 às 13h15, horário do almoço. A segunda prova da categorias Turismo “B” será às 13h40. Na sequencia, segunda prova das categorias Marcas “A” e “B”, às 14h40. E encerrando com as categorias Turismo “A” e “C”, às 15h40. O pódio de todas as categorias do Curitibano de Velocidade no Asfalto 2019 acontece a partir das 16h15.

marcaspr

brkart

prterra

rali5

arrancadapr402

março 2020
S T Q Q S S D
« fev   abr »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  
2ª Etapa – Turismo 5000 – 2ª Etapa Paranaense + Metropolitano Curitiba – 2017
2ª Etapa – Turismo – 2ª Etapa Paranaense + Metropolitano Curitiba/Cascavel/Londrina – 2017
2ª Etapa – Marcas – 2ª Etapa Paranaense + Metropolitano Curitiba/Cascavel/Londrina – 2017
1ª Etapa – Marcas – Paranaense + Metropolitano Curitiba/Cascavel/Londrina – 2017
1ª Etapa – Turismo – Paranaense + Metropolitano Curitiba/Cascavel/Londrina – 2017
1ª Etapa – Turismo 5000 – Paranaense + Metropolitano Curitiba – 2017

 

Mais Vídeos Clique AQUI!