CURITIBA (PR) – Atendendo solicitação da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA), o Ministério Público canelou uma corrida pirata de kart que seria disputada neste fim de semana nas ruas de Ubiratã, na região Oeste do Paraná. Também foram comunicados da irregularidade a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.
Rubens Gatti, presidente da FPrA, explica que qualquer prova automobilística a serem realizadas no Paraná precisa estar de acordo com as normas técnicas, esportivas e de segurança. Todos os órgãos precisam estar cientes e aprovarem as normas de segurança que evolvam participantes, promotores e público.
Gatti também explica que o alvará para as competições só é expedido pela FPrA quando o promotor do evento cumpre com todos os encargos exigidos. Ele deve ser solicitado 30 dias antes da data prevista para o evento. Os técnicos da entidade estabelecem as condições de segurança, sempre buscando preservar a integridade física de participantes, do público e de terceiros. Estas exigências vão desde o equipamento do participantes a normas de evacuação do local caso venha a ocorrer algum imprevisto. Em caso de acidente, como será feito o atendimento a participante ou ao público. “Em um evento automobilístico, há diversos itens que começam a ser analisado muito tempo antes da data prevista. Vai de condições da praça esportiva, de capacidade de público, como as pessoas vão chegar ao local e retornar a seus lares. Em caso de um acidente, quais condições e como será feito o atendimento, quantos profissionais estarão à disposição, quais as condições dos equipamentos, em caso atendimento médico mais aprimorado, como será feito este atendimento e de que forma a ou as ambulâncias deixaram o local. Para os participantes, as análises vão das normais desportivas (regulamentos) e condições do equipamento, se as condições da prova desportiva oferecem a segurança necessária”, acentua Gatti.
PATO BRANCO (PR) – Com a participação de pilotos de Pato branco, Curitiba, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Cascavel, Guarapuava, Palmas e Chapecó-SC, será disputada neste fim de semana a 2ª etapa do Campeonato Pato-Branquense de Kart. A prova será no Kartódromo Ayrton Senna, com promoção e organização do Kart Clube de Pato Branco, com supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA). A programação prevê treinos livres neste sábado, enquanto que os treinos classificatórios e as provas serão no domingo.
Até o início da tarde de hoje (sexta-feira), 60 pilotos tinham feito inscrição antecipada. Entre os participantes destacam-se Jefferson Correa, Eloy Latmann e Maurício Xaxim, de Pato Branco, na categoria Júnior Menor. Pato Branco também estará representada por Lucian Brandalize, Alexandre Landin, Diego Balen e Paulo Guglin, na categoria 125cc; Ana Zanella, na Cadete; Alina Zanella e Eloy Latmann, Ivan Fantinel, Rodrigo Vasco, Eduardo Petricoski e Eder Echer, na categoria F-4 Alugado. Na F-4 Força Livre Pato Brando terá entre seus representantes Rafael Guerios, Eloy Latmann e Alexandre Oldoni.
Os representantes de Chapecó serão Aldo Camati, na F-4 Força Livre e 125, João Bortoluzi, na Júnior Menor, e Iury Mucelin, na categoria F-4 Alugado; Cascavel terá Marcos Fernandes, Edivan Monteiro e Wagner Monteiro, na categoria 124; Kelvn Destri será o piloto de Palmas; ao passo que Curitiba terá um pool composto entre outros por Dartagnan Potrick, Romullo Ribas, Felipe Friedmann, Alfredo Ipiapina e João Figueiredo, na Cadete, categoria que também terá Firás Fahs e Bernando Miola, de Foz do Iguaçu.