Está confirmada para o dia 25 de outubro, no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel, a realização da 29ª edição da corrida de carros de maior tradição do Paraná. A Cascavel de Ouro confrontará duplas e trios numa disputa com duração de quatro horas, com premiação inédita: os vencedores receberão, além do já conhecido troféu incluindo uma serpente confeccionada em ouro puro, um automóvel popular zero quilômetro.
Neste ano, repetindo o formato adotado em 2014, o grid da Cascavel de Ouro será formado por carros da categoria Marcas & Pilotos 1.6. “É a categoria que integra todos os campeonatos estaduais do Brasil e o regulamento técnico é muito parecido em todos os lugares”, considera Juraci Massoni, presidente do Automóvel Clube de Cascavel, entidade que assume a promoção da prova. “Isso facilita a vinda dos pilotos de todos os campeonatos do país”.
A previsão do ACC é de que o grid reúna aproximadamente 45 carros. “Desde que anunciamos a data da corrida, já recebemos contatos de equipes de São Paulo, do Rio Grande do Sul e de Goiânia, demonstrando interesse em participar da Cascavel de Ouro. Isso sem contar os pilotos que disputam nosso Metropolitano de Marcas em Cascavel e os dos campeonatos de Londrina e de Curitiba. Essa vai ser uma edição histórica”, aposta Massoni.
Disputada pela primeira vez em 1967, a Cascavel de Ouro experimentou vários formatos ao longo de seus quase 50 anos de história. Na grande maioria dos casos, as corridas confrontaram carros de várias categorias, algumas sob o sistema de handicap, que estipula números de voltas distintos a cada carro. Etapas de campeonatos regulares, como o Sul-Americano de Fórmula 3 e o Brasileiro de Gran Turismo também já valeram a Cascavel de Ouro.
GALERIA COMPLETA DE CAMPEÕES DA CASCAVEL DE OURO*
1967 – Rodolfo Scherner/Bruno Castilho (Laranjeiras do Sul/Curitiba), Simca
1970 – Sérgio Valente Withers (Curitiba), Volks Divisão 5
1971 – Pedro Muffato (Cascavel), Puma Spartano
1973 – Francisco Lameirão (São Paulo), Avallone
1974 – Pedro Muffato (Cascavel), Avallone
1975 – Pedro Muffato (Cascavel), Avallone
1976 – Nelson Piquet (Brasília), Super Vê
1980 – Marcos da Silva Ramos (Curitiba), Chevette
1982 – Aroldo Bauermann (Porto Alegre), Fórmula 2
1983 – Edgar Favarin (Cascavel), Fusca
1984 – Cláudio Elbano (Curitiba), Passat
1985 – Saul Mário Caús (Cascavel), Opala
1986 – Dilso Sperafico (Toledo), Hot-Fusca
1987 – Aloysio Ludwig Neto (Cascavel), Dodge
1988 – Ruy Chemin (Cascavel), Dodge
1989 – Marcos Corso (Curitiba), Passat
1990 – Edgar Favarin/Clênio Faust (Cascavel/Francisco Beltrão), Passat
1991 – Edgar Favarin/Milton Serralheiro (Cascavel), Gol
1992 – Constantino Júnior (Brasília), March-Honda Fórmula 3
1993 – Cláudio Girotto/Lourenço Barbatto (São Paulo), Aldee
1994 – Edgar Favarin/David Muffato/Gilson Reikdall (Cascavel/Cascavel/Curitiba), Aldee
1996 – Edgar Favarin/Valmor Emílio Weiss (Cascavel/Curitiba), Gol
1997 – Valmor Emílio Weiss/Antônio Espolador (Curitiba), Gol
2003 – Flávio Poersch/Aloysio Ludwig Neto (Cascavel), Voyage
2004 – David Muffato/Ruy Chemin (Cascavel), Escort
2005 – Edgar Favarin/Flavio Poersch (Cascavel), Escort
2012 – Paulo Bonifácio/Sérgio Jimenez (São Paulo/Piedade), Mercedes-Benz SLS AMG
2014 – Edgar Favarin/Valmor Emílio Weiss (Cascavel/Curitiba), Gol
* Em 1991, a Cascavel de Ouro premiou também os vencedores de cada categoria. Além de Edgar Favarin e Milton Serralheiro, campeões na classificação geral, foram declarados vencedores Flávio Trindade/Beto Richa (Força Livre), Jair Bana (Speed Fusca), Gilnei Faoro/Dimas Moreira (Dodge) e Mauro Turcatel/André Costi Filho (Maverick)