O tempo chuvoso não incomodou os competidores e foi o tempero para deixar a trilha ainda mais emocionante. Com muita lama, trechos em reflorestamento, a diversão estava garantida no Rali dos Tropeiros, sendo a primeira das seis etapas do Rali Paraná. O evento off-road multimarcas realizado na cidade de Castro (PR), passando por Terra Nova, Conceição e Abapan. O grid foi composto por 40 veículos em quatro categorias: Máster, Graduados, Turismo e Light.
O Rali dos Tropeiros veio para ficar no calendário do Rali Paraná. “A prova atingiu todas as expectativas. O percurso foi todo em fazendas de reflorestamento. A chuva leve no dia anterior e na segunda metade da prova deixaram as trilhas lisas, com barro em algumas partes e poças d’água em outras, transformando a disputa em um grande desafio. O piloto teve bastante trabalho por que o piso ficou escorregadio e a habilidade dos navegadores também foi testada”, destacou Vanderlei Hirt, organizador do Rali Paraná.
Segundo Igor Quirrenbach Carvalho, diretor de prova, o Rali dos Tropeiros, em Castro, contou com vários elementos para apimentar o início da disputa pelo Rali Paraná. “Os cinco quilômetros de balaios logo no início da prova em uma pedreira abandonada deixaram os competidores eufóricos. No segundo trecho em reflorestamentos com piso liso e curvas de alta proporcionaram emoção pra quem estava dentro do carro. E na especial final os 26 quilômetros em linha reta e passagem por reflorestamentos, estradas estreitas, subidas e descidas deixou a trilha gostosa de pilotar”, disse.
A etapa de abertura atraiu competidores de Santa Catarina e conta pontos para o Campeonato Paranaense de Rali de Regularidade 4×4. “Estamos felizes com a presença de pilotos de navegadores de outros estados e ficamos lisonjeados por terem vindo prestigiar o nosso campeonato. Todos foram recepcionados na sexta-feira e no sábado na Chácara Basílio, foi muito divertido, com clima muito alto astral, que une as famílias em uma aventura como essa do off-road paranaense”, enfatizou Hirt.
OS CAMPEÕES DA ETAPA – Após cumprirem 170 quilômetros de percurso em 4 horas e 49 minutos, a dupla que somou a melhor pontuação na categoria Master (pilotos e navegadores mais experientes, com velocidades maiores) foram Roberto Ardigo/Jhonatan Ardigo, de Apucarana (PR). “A prova estava no estilo que a gente gosta! Técnica, com médias de velocidade e referências precisas. Ficamos muito contentes com o primeiro lugar, agora queremos ganhar nas próximas etapas e levar o prêmio da temporada”, comemora o piloto Roberto Ardigo.
Entre os inscritos da Graduados os vitoriosos dos desafios no melhor tempo foram Marcos Evangelista/Vinicius Gunha (Curitiba/PR), com 4 horas e 55 minutos. “A prova foi sensacional! A chuva fez com que a prova tivesse um equilíbrio entre todos os participantes”, conta Marcos.
A Turismo em 5 horas e 4 minutos de prova reservou adrenalina 4×4 entre as três especiais que formaram uma prova completa e os vencedores foram Adilson Melo e Ivan Laidens (Troller) de Curitiba/PR. Gostei muito da etapa. A cidade, a trilha, as paisagens e principalmente por levar o troféu para casa”, comenta o piloto Adilson Melo.
Na categoria Light (para quem estreia no rali de regularidade e menor velocidade), Jean Claude da Silva e Rafael Labhardt, a bordo de um Troller, conquistaram o primeiro lugar nas 5 horas e 04 minutos programados para o dia.
A segunda etapa será em Telêmaco Borba/PR, no dia 6 de maio, e terá apoio do Jeep Clube Boca de Burro para a realização do Rali do Papel.
A quinta edição do Rally Paraná tem patrocínio de Trilha EuroCar, Zenz Bonés, Dispauto, Mamute Off-Road, SFIchips, Barracão do Jeep, Fábrica das Cópias. Patrocínios e apoios locais do Jeep Clube de Castro, Prefeitura Municipal de Castro, Rádio Antena Sul, Calcário Itatinga, Calcário Calpar e Gráfica do Carlão. A supervisão é da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA) e apuração da Totem.
Resultados do Rali Paraná 2017 – 1ª etapa – Castro:
Categoria Master
1º) Roberto Ardigo/Jhonatan Ardigo (Apucarana/PR), Troller, 55 pontos ganhos
2º) Flávio Roberto Kath/Rafain Walendowsky (Brusque/SC), Troller, 52
3º) Hamilton Medeiros/Marcos Panstein (Jaraguá do Sul/SC), Troller, 43
4º) Sandy Roncaglio/Robson Schuinka (Curitiba-Cascavel/PR), Troller, 40
5º) Leandro Moor/Ivo Mayer (Apucarana/PR), Troller, 32
6º) Sandro Marcelo Supitz/Eduardo Ortolan (Cascavel/PR), Pajero, 28
7º) Mauri Glir Junior/Henrique Domingos Glir (Curitiba/PR), Troller, 28
8º) Ednilson Borquezani/Leandro Macedo Ferreira (Curitiba/PR), 27
9º) Otávio Enz/Allan Enz (Apucarana/PR), Troller, 11
10º) Marcelo Sapateiro/Rafael Pinto (Curitiba/PR), Troller, 0
Categoria Graduados
1º) Marcos Evangelista/Vinicius Gunha (Curitiba/PR), 54 pontos ganhos
2º) Leonardo Borges Menarim/Adriana Micheli (Castro/PR), 52
3º) Robson Batista/Wilson Batista (Curitiba/PR), Pajero, 37
4º) Rui Cesar Schmitz/Verner Froelich (Gaspar/SC), Troller, 36
5º) Dirceu Salla/Léo Farias Chanceller (Curitiba/PR), Troller, 35
6º) Eraldo Franzoi/Emerson Jose Zaleski (Curitiba-Cascavael/PR), 23
Categoria Turismo
1º) Adilson Melo/Ivan R. Laidens (Curitiba/PR), Troller, 57 pontos ganhos
2º) Wivalde Liebl/Adimar Mühlbauer (São Bento do Sul/SC), Troller, 45
3º) Marcos Latorama/André Latorama (Umuarama/PR), Troller, 42
4º) João Carlos Schuartz Júnior/Evandro Mioto (Cascavel/PR), Jimny, 35
5º) Emerson Coletti/Arthur Scotton (Curitiba/Cascavel/PR), Troller, 31
6º) Eduardo Kruger/Fabiane Kruger (Jaraguá do Sul/SC), Pajero Full, 29
7º) Carlos Roberto Weis/Marina Welter Weis (Curitiba/PR), Pajero, 29
8º) Mauricio Barkema/Lucas Antenor Bueno (Castro/PR), Pajero Full, 27
9º) Deonilson Salla/Robson Osório (Curitiba/PR), Troller, 26
10º) Alexander Mittelstedt/Artur Mittelstedt (Castro/PR), Cherokee, 21
11º) Amarildo Senke/Rodrigo Silva (S.J. dos Pinhais/PR), Troller, 16
12º) Carlos de Souza Junior/Mario Arylsom Slomeck (Curitiba/PR), Pajero, 13
Categoria Light
1º) Jean Claude da Silva/Rafael Labhardt (Curitiba/PR), Troller, 60 pontos ganhos
2º) Luís Alberto Scarati Júnior/Caroline Tesser (Ponta Grossa/PR), Pajero TR4, 47
3º) Geraldo H. Morsink/Edwin J. Morsink (Castro/PR), JK-Wrangler, 47
4º) Jean Bouwman/Willian Bownman (Castro/PR), 36
5º) Henrique Menarim/Ricardo Menarim (Castro/PR), Ford Ranger, 32
6º) Eduardo Bomfim Alves/Lorena Palhano da Silva (Castro/PR), Troller T4, 31
7º) Ronny Leffers/Nico Leffers (Ponta Grossa/PR), Pajero, 30
8º) Fabio Madureira/Andreia Madureira (Castro/PR), Ford Ranger, 26