Odair dos Santos e Thiago Klein, competindo em dupla pela Paraguay Racing, inscreveram seus nomes na história de uma das mais tradicionais e importantes provas de longa duração do automobilismo brasileiro. Coube a Klein, bicampeão metropolitano, pilotar o VW Gol no complemento das 155 voltas para vencer neste domingo a 30ª Cascavel de Ouro, no Autódromo Zilmar Beux de Cascavel em 4h01m30s241, com vantagem de 21s947 sobre o GM Celta de Gustavo Magnabosco e Davi Dal Pizzol, da Peim Competições. A terceira colocação ficou com outro Celta, de Beto Monteiro/Guilherme Salas/Daniel Kaefer, da equipe Sensei-Sorbara Motorsport.
Para coroar a vitória a dupla Santos/Klein ainda aumentou sua premiação fazendo a volta mais rápida da prova, na 72ª, em 1m28s232, média de 140,720 Km, também com Klein ao volante. O outro prêmio complementar, de maior número posições conquistadas na prova, foi conquistado pelo trio do Gol número 10. Os pilotos Alexandre Seda, Francisco Júnior e Paul Lanfredi, que competiram pela equipe Motorfast, largaram na 40ª posição e chegaram em 17º.
O pole position Leandro Zandoná, companheiro de Marco Romanini na Ferrari Motorsport, manteve a frente e liderou a prova até a sétima volta, quando foi ao box trocar a bomba de combustível queimada. Voltou à pista, mas abandonou mais tarde com a quebra da embreagem. A liderança da prova foi assumida então por André Bragantini, companheiro de Galid Osman e Caíto Carvalho, no Celta da Sensei-Sorbara Motorsport, até entregar o carro para Osman na primeira parada de reabastecimento.
Osman manteve o primeiro lugar até a entrada do safety car, para retirada do Ford Fiesta de Thiago Menegaz, envolvido no acidente com o Fiesta de Luiz Fernando Pielak. Os dois primeiros colocados naquele momento, Osman e Santos, acabaram ultrapassando o carro de segurança e depois foram ultrapassados também por outros carros. O reposicionamento do grid os deixou em quinto e sétima lugares na relargada.
Ao longo das mais de quatro horas de prova vários pilotos se revezaram na liderança, entre eles Natan Sperafico, Ricardo Sperafico e Ruslan Carta Filho. O Celta do trio Bragantini/Osman/Carvalho, um dos que mais lideraram, enfrentou problemas de câmbio na 110ª volta, na tocada de Caíto Carvalho, perdendo a chance de vitória. O trio da Sensei-Sorbara Motorsport terminou a prova na 10ª posição. Um momento de tensão aconteceu a duas voltas do fim. A roda traseira esquerda do Ford Ka do toledano Miguel Laste escapou na saída da curva da vitória e correu pela pista em frente ao box.
PALAVRA DOS PILOTOS – Odair Santos: “Mais que o troféu é o nosso nome que entra para a história, é a maior alegria que tive no esporte, um legado que deixo para meus filhos, para o filho do Thiago (Klein) que nasce amanhã. Desculpem, mas nesse momento eu não encontro as palavras”.
Thiago Klein: “Estou mais que feliz. Estou realizado”.
Gustavo Magnabosco: ”Até tínhamos carro para ganhar, mas eles estiveram perfeitos. Estou orgulhoso, fizemos uma superprova, um pódio que é um sonho”.
Davi Dal Pizzol: “Feliz por tudo, pela honra de ser convidado pelo Gustavo para correr, eu o respeito e o admiro muito. Feliz demais”.
Beto Monteiro: “É um pódio que levo para Pernambuco, de uma prova tão importante. Espero voltar no ano que vem”.
HOMENAGENS – A diretoria do Automóvel Clube de Cascavel homenageou autoridades e personalidades que contribuíram para a grandeza da Cascavel de Ouro. Placas especiais alusivas à data foram entregues ao governador do Paraná, Beto Richa, ao prefeito de Cascavel, Edgar Bueno, e ao diretor de TV Jorge Guirado. Edgar Bueno recebeu em nome do governador Beto Richa. O jornalista Clovis Grelak representou Jorge Guirado, que estava no autódromo, mas envolvido no momento com a transmissão das imagens à Fox Sports 2.
Confira o resultado da 30ª Cascavel de Ouro
1º) Odair dos Santos/Thiago Klein (VW Gol/Paraguay Racing), 155 voltas em 4h01m30s241
2º) Gustavo Magnabosco/Davi Dal Pizzol (VW Gol/Peim Competições), a 21s947
3º) Beto Monteiro/Guilherme Salas/Daniel Kaefer (GM Celta/Sensei-Sorbara Motorsport), a 22s664
4º) Júnior Niju/Michel Giusti (VW Gol/FF Racing), a 26s040
5º) Marcel Sedano/Ruslan Carta Filho (VW Gol/Stumpf Preparações), a 29s987
6º) Anderson Portes/Juliano Bastos (Ford Ka/Sérgio Ferrari Racing Team), a 1 volta
7º) Ângelo Giombelli/Felipe Carvalho/Ingmar Biber (GM Classic/Sensei-Sorbara Motorsport), a 1 volta
8º) Lorenzo Massaro/Cleves Formentão (VW Gol/Speed Car), a 2 voltas
9º) Raulino Kreis Júnior/Guto Baldo/Marcelo Cancelli (VW Gol/MP Preparações), a 2 voltas
10º) Galid Osman/André Bragantini/Caíto Carvalho (GM Celta/Sensei-Sorbara Motorsport), a 3 voltas
11º) Edson Massaro/Gastão Weigert (VW Gol/Speed Car), a 3 voltas
12º) Renato Constantino/Luciano Lobão/Rafael Suzuki (GM Celta/Modena Racing), a 3 voltas
13º) Gustavo Myasava/Edson Coelho Júnior (GM Celta/Caús Motorsport), a 4 voltas
14º) Ricardo Sperafico/Miguel Laste/ Rodrigo Sperafico (Ford Ka/Sérgio Ferrari Racing Team), a 7 voltas
15º) Fábio Tokunaga/Paulo Henrique/Mário Garibaldi Filho (VW Gol/RPM Escola de Pilotos), a 7 voltas
16º) Luís Filgueiras/Rodrigo Moreno (VW Gol/AGB Preparações), a 7 voltas
17º) Alexandre Seda/Francisco Júnior/Paul Lanfredi (VW Gol/Motor Fast), a 8 voltas
18º) Valmor Emílio Weiss/Arial Barranco (VW Gol/RB Motorsport), a 17 voltas
19º) Gilliard Chmiel/Gelmar Chmiel Júnior (VW Gol/Stumpf Preparações), a 21 voltas
20º) Andrei Tasca/Rogélio Faoro/Paulo Pizzoni (VW Gol/Rally Cascavel Motorsport), a 29 voltas
21º) Eduardo Zambiazi/Thiago Menegaz (Ford Fiesta/Cezarotto Motorsport), a 32 voltas
22º) João Paulo Gelain/Marcelo Beux (VW Gol/Speed Car), a 35 voltas
23º) Higor Hoffmann/Rodrigo Helger (GM Corsa/Ribecar), a 38 voltas
24º) Renato Braga/Leandro Reis (GM Celta/Pimba Competições), a 39 voltas
NÃO COMPLETARAM
Sandro Moura/Cido Morais (VW Gol/Ribecar), a 40 voltas
Júnior Caús/Marlon Bastos (GM Celta/Caús Motorsport), a 46 voltas
Luiz Fernando Pielak/David Muffato (Ford Fiesta/Ferrari Motorsport), a 62 voltas
Edson Bueno/Diogo Pachenki (VW Gol/Paraguay Racing), a 63 voltas
Wilton Pena/Jefferson Gomes/Eber Gomes (VW Gol/PaceCar Motorsport), a 68 voltas
Thiago Oliveira/Thiago Rausis (GM Celta/AGB Preparações), a 70 voltas
Leônidas Fagundes/Vinicius Fagundes/Guilherme Sirtoli (Ford Ka/Sérgio Ferrari Racing Team), a 74 voltas
Larissa Cruzeiro/João Lemos/Rogério Cruzeiro (Ford Ka/Classe A), a 82 voltas
Pedro Pimenta/Vinicius Margiota/Alexandre Navarro (VW Gol/Paraguay Racing), a 89 voltas
Leandro Romera/Luc Monteiro/Paulo Salustiano (VW Gol/Speed Car), a 90 voltas
Raphael Reis/Pedro Cardoso (Fiat Palio/L&L Motorsport), a 91 voltas
Fernando Dalabona/Thiago Azalini (Fiat Palio/Landerson Competições), a 91 voltas
Paulo Bento/Gabriel Corrêa/Carlos Souza (Ford Fiesta/Ferrari Motorsport), a 93 voltas
Natan Sperafico/Guilherme Sperafico (Ford Ka/Sérgio Ferrari Racing Team), a 94 voltas
Wellington Justino/Rodrigo Cruvinel (GM Corsa/MG Sports), a 112 voltas
Leandro Zandoná/Marco Romanini (Ford Fiesta/Ferrari Motorsport), a 121 voltas
Wanderley Faust/Fabiano Cardoso (Ford Ka/Sérgio Ferrari Racing Team), a 138 voltas
Melhor volta:: Thiago Klein, na 72ª, 1min18s232, média de 140,720 km/h
………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….
Crédito das fotos: Sérgio Sanderson/Divulgação
………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….