
O Transparaná é o maior rali de regularidade do mundo e neste ano mais de 300 veículos devem participar do evento (Foto: Divulgação)
O 31° Rali Transparaná, maior rali de regularidade do mundo, está com as inscrições abertas e tem novidades nesta edição: a categoria UTV e o “Day OFF”. Os carros largarão de Guaíra, no dia 1° de março, chegando a Guaratuba, no dia 8, para a festa de encerramento. Serão mais de 2 mil quilômetros de trilhas e estradas cortando o estado de Oeste a Leste. Mais de 300 veículos devem participar do evento, que integra as ações do Verão Maior Paraná e Jogos de Aventura e Natureza 2025.
O evento esportivo é uma promoção do Jeep Clube de Curitiba, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Esportes do Estado do Paraná, da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA), da Federação Paranaense de Motociclismo (FIM), do Trail Clube de Curitiba e do Rally PR 2025. Conta com patrocínio da Itaipu Binacional, Copel, Sanepar, Dispauto Autopeças, Bonardi Indústria Química, Yokohama Tire Shop, GS Performance, Pro Tork, Sport Bay, KTM e Can An. Patrocinam também Ekron Off Road, Acipar Lubrificantes, Mobil, Acassius Centro Gráfico, RL Cópias e Fábricas das Cópias.
O 31° Transparaná conta ainda com o apoio das Prefeituras de Guaíra, de Campo Mourão, Guarapuava, Telêmaco Borba e Guaratuba, algumas das cidades sede do evento, e das seguintes empresas: AGP Caminhões, Partner, Balaban, Ki Paper, DRD Bussines, Retipar, Lombardi Imobiliária e Cervejaria Saint Pauli.
Além da categoria UTV, a competição contemplará Motos Big Trail e Rally de Regularidade 4×4. As categorias serão Master, Graduado, Turismo e Light para o Rally 4×4 e UTV. O evento terá ainda a Trilha 4×4.
O trajeto sairá de Guaíra, passando por Campo Mourão, Guarapuava, Telêmaco Borba, Siqueira Campos, Curitiba e Guaratuba. Serão mais de 120 municípios visitados no trajeto. “Mais uma vez o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Esportes, é parceiro deste evento de tão grande importância para o Paraná. O Transparaná fomenta o esporte e o turismo e impacta positivamente na economia das cidades por onde passa”, aponta o diretor de Inovação e Desenvolvimento do Esporte, Tiago Campos.
DAY OFF
Uma das novidades de 2025 será o Day OFF, um dia de descanso para pilotos e navegadores. Será na quinta-feira, com Siqueira Campos. Entre as atrações, está previsto visita a uma fábrica de equipamentos e acessórios, teste drive. “Será um dia livre, de descanso. Era um pedido antigo dos participantes que nesta edição acontecerá”, explica o diretor geral do evento, Vinicius Gunha.
Inscrições
Para saber mais sobre regulamento e inscrição, acesse o site https://www.transparana.com.br/