A 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Arrancada, realizado pela M&L Produções, terá início nesta sexta-feira e vai até domingo, em Toledo, na região Oeste do Paraná. As dipsutas serão na Pista Toledo Dragway, no Autódromo Rafael Sperafico.
A pista Toledo Dragway tem um recorde nacional registrado durante o Campeonato Paranaense, na categoria força livre traseira (FLT), com o piloto Alberto Aires, que bateu a marca com um tempo de 4s724. Nomes como Marcio Mazier
o Pozzobon e Marco Antonio Salles de Oliveira já confirmaram presença na disputa da categoria FLT e prometem ir em busca da quebra da marca nacional.
Recentemente o complexo passou por uma importante reforma e um tratamento de pista diferenciado. Com uma reta de mais de 1.000m, extensa área de frenagem e escape, a Toledo Dragway é considerada uma das mais seguras do Brasil e pode receber provas de 201m e 402m.
O presidente da Comissão Nacional de Arrancada da CBA, Fabio Félix Pascoal, falou sobre a segunda etapa no Brasileiro de Arrancada. “Toledo é uma pista muito boa, uma das melhores do Brasil com seus mais de 1.000m de reta e boa infraestrutura para o público. Esta já é uma etapa decisiva para o Campeonato de 2024, que começa a separar quem segue na briga pelo título da temporada. A expectativa é de uma grande prova e com grande público presente”, concluiu Pascoal.
A pista Dragway Toledo fica localizada na Rodovia BR 163, Km 257, s/n Zona Rural, Toledo – PR, 85900-970. O público poderá adquirir os ingressos na portaria da pista a partir da sexta-feira.
O BRASILEIRO
O esporte é extremamente popular nos Estados Unidos, onde já inspirou Hollywood a fazer filmes de grande sucesso como a franquia bilionária Velozes e Furiosos. A prova de arrancada é uma competição esportiva praticada por veículos automotores onde automóveis e motocicletas, em condições originais ou especialmente preparados, completam um trajeto reto e nivelado no menor espaço de tempo partindo da imobilidade.
É comum que a velocidade dos carros ao final de uma reta de 1/8 de milha, cerca de 201m, se aproxime dos 300 Km/h e que o trajeto seja completado em apenas alguns poucos segundos, sendo necessário um paraquedas para reduzir a velocidade e auxiliar os pilotos na frenagem dos carros. O carro mais rápido da temporada 2022 foi o GM Camaro do Gaúcho Jader Krolow na pista de Uberlândia-MG, com o tempo de 4s072 @ 300km/h em 201m. O carro tem “modestos” 4.000cv de potência, o que equivale a mais de 50 Fiat Uno juntos.
No Brasil, a modalidade é supervisionada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), por intermédio da Comissão Nacional de Arrancada, Drift, Track Day, Recordes e Testes, e os eventos são realizados pela M&L Produções. O Campeonato Brasileiro de Arrancada reúne os principais e mais velozes pilotos da categoria em uma competição de 4 etapas.
A temporada 2024 vem com grande expectativa de quebra de recordes tanto na pista como de público. As etapas contaram com o patrocínio da SudacreD Financiamentos e SudaseG Seguradora.
O RPMC (Rallye &¨Pista Motor Clube) confirma Rali da Graciosa como 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Rali de Velocideade para os dias 19 e 20 de julho. O único rali de asfalto da América Latina está de volta com pacote completo, incluindo a subida da Estrada da Graciosa e Street Stage.
Desde a divulgação do calendário 2024 do Campeonato Brasileiro de Rali, a prova do Paraná estava marcada para o município de Araucária, que sediou a etapa nos últimos três anos. Em 2021, ainda com restrições sanitárias, a cidade prontamente recebeu a solicitação da prova, que se repetiu em 2022 e entrou para a história em 2023. Para muitos pilotos, a cidade tem as melhores especiais do Brasil.
Eis que, em 2024, o rali mais antigo do Brasil se apresentou novamente. Através de algumas conversas entre o RPMC com as secretarias de esporte e de turismo do estado do Paraná, o retorno do Rali da Graciosa se mostrou interessante para os municípios que abrigam a centenária Estrada da Graciosa, Antonina, Morretes e Quatro Barras.
A definição veio logo após a Prefeitura Municipal de Araucária dar um parecer negativo para a realização do tradicional Rali das Araucárias por conta de 2024 ser ano eleitoral. Sem o problema de retirar a etapa do brasileiro da cidade que foi referência nos últimos anos, a decisão do RPMC ficou mais fácil, confirmando o Rali da Graciosa nesta temporada.
Além de ser uma prova de asfalto, o que não é muito comum nas etapas de rali no Brasil, o Rally da Graciosa terá uma programação diferenciada para atender aos diversos públicos envolvidos. Em sua 37ª edição, a competição será realizada sexta e sábado, 19 e 20 de julho. Para isso, o reconhecimento será feito na quinta-feira.
CASCAVEL (PR) – O Race Challenge chega a Cascavel neste fim de semana, com muitas novidades na programação da 2ª etapa da temporada, que começa na sexta-feira (3) e vai até domingo, no Autódromo Zilmar Beux. A promoção e organização serão da Race Challenge, com apoio do Automóvel Clube de Cascavel e supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA).
O Campeonato Paranaense de Turismo/Race Challenge terá competições nas categorias Turismo A, Turismo B e Turismo L, com quatro provas em cada categoria no fim de semana. A programação terá ainda pedestrianismo com corrida de rua, prova de ciclismo, arrancada noturna, track day, encontro de proprietários de Mustang e Sunset Clube (happy hour).
Classificação do Campeonato Paranaense de Turismo/Race Challenge
Categoria Turismo A
1º) Odair dos Santos/Thiago Klein, com 78 pontos
2º) Ademar D`Agostini, 54
3º) Aparecido Lima de Morais, 45
4º) Algacir Sermann/Edson Campana Sita, 33
5º) Ruslan Carta Filho/Eduardo Saçaki, 14
6º) Mario César Bonilha, com 3 pontos
Categoria Turismo B
1º) Maximilian Mertzig/Adriano Barbosa, com 68 pontos
Taylor Luiz Pilger Giacobbo, 68
3º) Mauricio Garcia Ambrósio, 48
4º) Sandro Stenzowski, 31
5º) Jaime Fernandes Romeira, 25
6º) Rodrigo Fernandes Romeira, com 15 pontos
Categoria Turismo L
1º) Naor Vergilio Petry, com 79 pontos
2º) Marlon Watanabe, 57
3º) Caio Henrique Botelho, 48
4º) Jean Carlo Moreno/Vitor Hugo Botelho, com 37 pontos