A CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), por meio da CNK (Comissão Nacional de Kart), anunciou nesta terça-feira (28), as sedes dos Grupos 1 e 2 do 59º Campeonato Brasileiro de Kart, que acontecerá no segundo semestre de 2024.
A maior competição do kartismo nacional terá a disputa das categorias com motores 4 Tempos no kartódromo Speed Park, em Birigui/SP, com a final no dia 12 de outubro, e realizará a competição 2 Tempos no Kartódromo Luigi Borghesi, em Londrina/PR, com a decisão no dia 16 de novembro.
Uma das mudanças para a temporada do ano que vem será a realização do Campeonato Brasileiro de Kart Rotax separadamente, com a data e o local da 8ª edição do evento a serem divulgados em breve.
Na semana passada, a CBA também já anunciou a sede da 25ª Copa Brasil de Kart, que acontecerá entre os dias 17 e 27 de julho, no Circuito Internacional Paladino, no Conde/PB.
Um dos kartódromos mais modernos do Brasil, o Speed Park foi inaugurado em 2018 e é uma das três pistas do país homologada pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo). O kartódromo já foi sede do Brasileiro em 2020, quando recebeu a 55ª edição da competição.
O traçado possui 1.228 metros de extensão e o kartódromo conta com mais de 50 boxes. O complexo também oferece diversão para a toda a família, com cinco pistas infantis, restaurante, loja playground, salão para eventos, entre outros.
Já o kartódromo Luigi Borghesi foi inaugurado em 1995 e recebeu o Brasileiro pela última vez em 1999. A pista, no entanto, foi sede há dois anos da 22ª edição da Copa Brasil de Kart. Este ano, o kartódromo passou por reformas, especialmente no traçado, que recebeu um novo asfalto em toda a extensão, novas zebras e, em alguns pontos, teve alargamento da pista.
Com características de média-baixa velocidade o traçado conta com 1.154 metros de extensão e largura que agora varia entre oito e nove metros. O kartódromo possui 31 boxes e amplo espaço para montagem de toda a estrutura necessária para os eventos.
“Tivemos um ano muito bom para o kartismo nacional em 2023, alcançando quase mil inscrições nos eventos nacionais, movimentando toda uma cadeia produtiva, distribuindo trabalho e renda para as pessoas, empresas e marcas envolvidas com o kart, o que é muito importante para o crescimento do esporte”, comentou Rubens Carcasci, presidente da CNK.
Giovanni Guerra, presidente da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), visitou Cascavel neste sábado. Ele chegou no aeroporto local por volta das 11h, dirigiu-se direto para o autódromo Zilmar Beux, que neste fim de semana sedia a 11ª etapa da Stock Car, e em seguida vistoriou o Kartódromo Delci Damian. À tarde retornou ao autódromo, onde acompanhou o treino classificatório da Stock Car, a corrida 1 da etapa deste fim de semana da Copa HB20 e reuniu-se com o prefeito de Cascavel Leonaldo Paranhos. No início da noite ele deixou Cascavel, retornando a Imperatriz, no Maranhão, onde reside.
Giovanni foi ao Kartódromo Delci Damian, acompanhado por Juraci Massoni, vice-presidente do Automóvel Cube de Cascavel; e por Oracildes Tavares, ex-presidente do Kart Clube de Cascavel e hoje diretor da Secretaria de Obras de Cascavel, estando à frente das obras de reformas do autódromo e do próprio kartódromo. No kartódromo ele foi recepcionado por Rafael Paiva, presidente do Kart Clube de Cascavel; pelos diretores Assis Marcos Gurgacz e Reni Tibola, e pela secretaria Cleocir Lunardi.
O presidente da CBA percorreu a pé a pista do Kartódromo Delci Damian, enquanto Oracildes Tavares e Rafael Paiva lhe informaram detalhes das obras já executadas, as que ainda faltam e quantos dias levam para ficarem prontas. No autódromo pode ver a nova cobertura dos boxes, que está com 80% pronta.
Após a reunião com o prefeito Leonaldo Paranhos, Giovanni destacou que sua primeira visita a Cascavel foi muito profícua, só confirmando a pujança do automobilismo paranaense. “Fique muito satisfeito com o que estão fazendo no kartódromo, o que eleva o nível daquela praça esportiva a nível mundial. A cobertura dos boxes do autódromo é coisa de primeiro mundo. Fiquei muito feliz com o que vi e parabenizo a todos os envolvidos neste trabalho e em especial ao prefeito Leonaldo Paranhos. Fico na responsabilidade de devolver a esta cidade eventos que irão trazer muitos pilotos ao autódromo e kartódromo, gerando riqueza e muitos empregos. Estou sugerindo ao prefeito que solicite a homologação da FIA para o autódromo e o kartódromo”, enfatizou Giovanni Guerra.
O 58º Campeonato Brasileiro de Kart terminou sábado no Kartódromo da RBC, em Vespasiano, região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, com a disputa do Grupo 2. O estado do Paraná destaque na competição, com quatro campeões e dos vice-campeões, em duas dobradinhas.
A festa paranaense começou com o londrinense Carlos Saderi, que chegou a seu segundo título brasileiro com uma diferença de pouco mais de um mês entre um e outro. Em outubro, ele garantiu o título da F-4 Super Sênior no Rio Grande do Sul, na disputa do Grupo 1. Sábado é conquistou o título da categoria Super Sênior Máster. “Foi uma semana muito difícil. Campeonato Brasileiro é sempre difícil. Estava todo mundo virando igual, mas fui abençoado e fiz uma Final perfeita, sem erro, sem falha, o kart estava perfeito. Mais uma vez, fui abençoado e chegou aí o bicampeonato Brasileiro”, disse Carlos Saderi.
Carlos SG conquistou o título da categoria Shifter Super Sênior, fazendo dobradinha com Wagner Ebrahim, de Curitiba, que ficou com o vice-campeonato. Carlos conquistou também a quarta colocação na categoria Super Sênior.
Júlio Conte, outro londrinense a brilhar em Minas, sagrou-se campeão da categoria Sênior Pro, em mais uma dobradinha paranaense. O curitibano Jonathan Louis garantiu o título de vice-campeão.
O quarto título paranaense veio com o curitibano Alessandro Xavier na categoria Super Sênior. “Estou saindo daqui com o dever cumprido, consegui o título de campeão Brasileiro da Super Sênior que eu estava em busca há muito tempo. Esse título vai para o meu filho Enzo. Temos uma história aqui com esse kartódromo. Há 10 anos tive o pior dia da minha vida e hoje está sendo o melhor, para ele. Foi uma semana de muito treino, consegui liderar alguns deles, como sempre, competitivo e precisamos de uma estratégia na bateria final para conseguir o tão sonhado título. Agora é só comemorar”, frisa Alessandro.
Outros paranaenses
Os outros paranaenses que foram ao pódio são Doglas Pierosan em quinto na categoria Sênior 60+; Weldes Campos em terceiro na Shifter Sênior; Arthur Bertoncello segundo na Novatos; e Samuel Cruz conquistou o quarto lugar na categoria Graduados.
PATO BRANCO – O Campeonato Pato-Branquense de Kart chegou ao fim domingo (12), no Kartódromo Ayrton Senna, com disputas acirradas e a definição dos campeões da temporada 2023. A promoção e organização foram do Kart Clube de Pato Branco, com supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA).
Os vencedores da última etapa foram Antônio Delevati na categoria F-4 Júnior; Bernardo Cavalcante, na Cadete; Josemar Zonatto, na RD/Força Livre; Ricardo Cavazzola, na F-4 200 Kg; Enzo Cereser, na Mirim; Benício Correa, na Escola; Alan Amrein, na F-4 Iniciantes; e Flávio Pacheco na categoria F-4 183 Kg.
Campeões
O Departamento Técnico da FPrA faz agora a conferência dos resultados e homologará a classificação final nos próximos dias, definindo os campeões. Extra-oficialmente, os campeões são Benício Raldi Correa da Silva na categoria Escola; Caetano Cavalcante, na Mirim; Bernardo Cavalcante, na Cadete; Flávio Pacheco, na 125cc; Laerti José Itczak, na F-4 Light 183 Kg Iniciantes; Diego Balem, na F-4 Light 183 Kg; Ricardo Zago Cavazzola, na F-4 Light 200 Kg; e Eloy Lattmann na categoria Força Livre.
Resulta da 3ª etapa do Pato-Branquense de Kart
Categoria F-4 Júnior
1º) Antônio Delevati, com 89 pontos
2ºֻ) Yuri Lopes, 68
3º) Gabriel de Lima, 46
4º) Gustavo Brandalize, 40
5º) Christian Conich, com 36 pontos
Categoria Cadete
1º) Bernardo Cavalcante, com 88 pontos
2º) Arthur Ferri Machado, 67
3º) Caetano Cavalcante, 54
4º) Flávio Maioli, com 44 pontos
Categoria RD/Força Livre
1º) Josemar Zonatto, com 72 pontos
2º) Eloy Lattmann, 67
3º) Maicon Lencina, 58
4º) Teilomar Piovesan, 54
5º) Niki Antunes, 46
6º) Eduardo Dura, 34
7º) André Oliveira, 32
8º) Josnei dos Santos, 26
9º) Cleumar Souza, 26
10º) Diego Catharina, 8
11º) Carlos Busch, com 4 pontos
Categoria F-4 200 Kg
1º) Ricardo Cavazzola, com 89 pontos
2º) Sandro Lazaron, 70
3º) Helson Zancanaro, 66
4º) Igor Dengo, 52
5º) José Zorzetto, 50
6º) Rafael Pedrotti, 38
7º) Heleno Fregonese, com 36 pontos
Categoria Mirim
1º) Enzo Cereser, com 72 pontos
2º) Caetano Cavalcante, 67
3ºֻ) Igor Ohpis, 48
4º) Gustavo Santos, com 38 pontos
Categoria Escola
1º) Benício Correa, com 89 pontos
2º) Augusto Cavalcante, 66
3º) Matheus Rodrigues, 58
4º) Sebastian Itczak, com 54 pontos
Categoria F-4 Iniciantes
1º) Alan Amrein, com 84 pontos
2º) Laerti Itczak, com 41 pontos
Categoria F-4 183 Kg
1º) Flávio Pacheco, com 73 pontos
2º) Diego Balem, 66
3º) Eloy Lattmann, 54
4º) César Diqueira, 52
5º) Edwardo Tanabe, 30
6º) Davi Osachuki, 30
7º) Rafael Guerios, 24
8º) Rafael Vasco, 24
9º) Felipe Bertinato, 20
10º) Bruno Cesconetto, 18
11º) Álvaro Nieto, 16
12º) Ronaldo Rieddi, 16
13º) Joelson Alves, 8
14º) Rafael Drietrich, 6
15º) Lucian Brandalize, 0
16º) Luiz Kaercher, 0
17º) Álvaro Nieto, com 0 ponto
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS (PR) – O Enduro da República de Kart, prova de longa duração que estava programa para o próximo dia 15 (quarta-feira), Feriado da República, foi cancelado. O Kart Park Esporte e Lazer, clube organizador da prova no Kart Park, kartódromo localizado em São José Pinhais, na região Metropolitana de Curitiba, tomou a decisão de cancelar a competição em função do baixo número de inscritos.
Gilberto Camargo Júnior, administrador do Kartódromo Kart Park, explica que o cancelamento ocorreu em função do baixo número de inscritos antecipados. “Não tínhamos como arcar com os custos da prova com poucos inscritos. Agora vamos planejar o calendário para 2024, definir com a Federação as datas do Campeonato Metropolitano de Curitiba e o Paranaense Rental”, salienta Gilberto.
PATO BRANCO – O kart do Paraná terá mais uma decisão neste fim de semana. Além da Copa Itaipu, em Foz do Iguaçu, o Campeonato Pato-Branquense chega à sua final sábado e domingo, com a disputa da 3ª etapa. A promoção e organização serão do Kart Clube de Pato Branco, com supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA).
Cada categoria terá três baterias na 3ª e última etapa. A soma dos pontos, mais um ponto de bonificação por participação irão apontar os campeões da temporada 2023. Depois de duas etapas, os líderes são Diego Balem na categoria F-4 Light 183 Kg; Ricardo Zago Cavazzola, na F-4 Light 200 Kg; Rodrigo Heleno F. Fregonese, na Força Livre; Bernardo Grando Cavalcante, na Cadete; Caetano Grando Cavalcante, na Mirim; Benicio Raldi Correa da Silva, na Escola; Flávio Pacheco, na 125cc: e Laerti Jose Itczak na categoria F-4 Light 183 Kg Iniciantes.
A programação oficial começa no sábado com treinos das 8 às 10 horas. Os treinos classificatórios par a definição do grid de largada serão a partir das 10h10 e o briefing da direção de prova com os pilotos está previsto para às 11h15. As provas serão a partir das 13 horas, com a realização da rodada da primeiras baterias, indo à pista pela ordem, as categorias Cadete/Mirim, F-4 200 Kg, F-4 Júnior, Força Livre/125cc e F-4 183 Kg/Iniciantes. A rodada de segundas baterias será logo em seguida. A terceira bateria de todas as categoria será no domingo, a partir das 9 horas.
Classificação do Pato-Branquense de Kart após duas etapas
Categoria F-4 Light 183 Kg
1º) Diego Balem, com 78 pontos
2º) Eloy Roberto Lattmann, 48
3º) Marcelo Muzolon Tortato, 42
4º) Lucian Patrick Brandalize, 38
5º) Rafael Guerios, 35
6º) Rafael Dietrich, 29
7º) Juliano Martins dos Santos, 28
8º) Davi Escobar Osachuki, 26
9º) Joelson César Alves, 23
10º) Eduardo Takahiro Tanabe, 21
11º) Flávio Fabiano, 17
12º) Fernando Corona Zuconelli, 16
13º) Richard Alves dos Reis, 14
14º) Murilo de Souza, 12
15º) Fábio Luís Larini, 7
16º) Jevan Augusto Dalla Valle, 6
16º) Flávio Sufiatti, com 6 pontos
Categoria F-4 Light 200 Kg
1º) Ricardo Zago Cavazzola, com 92 pontos
2º) Helton Francis Zancanaro, 67
3º) José Mauricio Zorzetto, 56
4º) Jean Loof, 38
5º) Igor André Dengo, 31
6º) José Henrique Luza, 30
6º) Fábio Luís Larini, 30
7º) Sandro Aurélio Lazaron, 27
8º) Cleverson Bertolin, 10
9º) Ricardo Guerios, 5
10º) Joelson Luiz de Souza, com 3 pontos
Categoria Força Livre
1º) Rodrigo Heleno F. Fregonese, com 89 pontos
2º) Eloy Roberto Lattmann, 63
3º) Cleumar do Pilar de Souza, 57
4º) Teilomar Piovesan, 37
5º) Karlucio Everton Tonini, com 27 pontos
Categoria Cadete
1º) Bernardo Grando Cavalcante, com 80 pontos
2º) Arthur Ferri Machado, 78
3º) Bernardo D. Osmarini, 71
4º) Arthur Silva Fabiano, 31
5º) Gustavo H. Rocha Santos, com 30 pontos
Categoria Mirim
1º) Caetano Grando Cavalcante, com 79 pontos
1º) Enzo Seidel Cereser, 79
2º) Bernardo D. Osmarini, 73
3º) Gustavo H. Rocha Santos, com 30 pontos
Categoria Escola
1º) Benicio Raldi Correa da Silva, com 81 pontos
2º) Sebastian Jose Itczak, 57
3º) Augusto Grando Cavalcante, 52
4º) Davi R. Carneiro Guerios, com 2 pontos
Categoria 125cc
1º) Flávio Pacheco, com 23 pontos
Categoria F-4 Light 183 Kg Iniciantes
1º) Laerti Jose Itczak, com 46 pontos
FOZ DO IGUAÇU (PR) – Os assuntos desta semana em Foz do Iguaçu deixam de ser somente a grande vazão das Cataratas do Iguaçu que chegou a ser 16 vezes maior do que o normal em função das chuvas que caíram no Paraná nos últimos dias, e passa a ser também a decisão da Copa Itaipu de Kart. Sábado a pista do Adrena Kart sedia a 6ª e última etapa da 9ª edição da competição. Em uma temporada de muito equilíbrio, todos os campeões serão conhecidos na prova deste sábado, que terá promoção e organização do Automóvel Clube de Foz do Iguaçu, com supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA).
Depois de cinco etapas, Auber Miola chega à final como líder da categoria F-4 B; Pietro Lamb na Cadete; Firás Fahs nas categorias F-4 A e F-4 Geral; e Caetano Cavalcante na categoria Mirim.
Toda a programação será desenvolvida no sábado. Os treinos livres serão das 9h30 às 10h45. Às 10h50 será realizado o briefing da direção de prova com os pilotos; os treinos classificatórios serão a partir das 11h10. A primeira bateria de todas as categorias começam às 11h30; a segunda às 13h45 e a terceira logo na sequência.
Classificação da Copa Itaipu de Kart após cinco etapas
Categoria Cadete
1º) Pietro Marcanzoni Lamb, com 202 pontos
2º) Bernardo Cavalcante, 125
3º) Flávio A. Malinowski Maioli, 109
4º) Arthur Silva Fabiano, 79
5º) Pedro Couto Toffolo, 74
6º) Nathan Wallid Aboultaif, 70
7º) Nicolas Wallid Aboultaif, 57
8º) Davi Abraão, 29
9º) Saleh Nasser Aboultaif, com 1 ponto
Categoria F-A
1º) Firás Wassim Fahs, com 202 pontos
2º) Rodrigo D´Agostini, 165
3º) Pedro Henrique Calegário, 130
4º) Carlos Júnior, 105
5º) Marcos Fernandes Santos, 60
6º) Bernardo H. de Camargo, 53
7º) Jhonatan Rasche, 38
8º) Nicolas Zaparolli, 30
9º) Jonathan Rasche, 26
10º) Rafael Paiva, 22
11º) Luís Henrique Gollin, com 1 ponto.
Categoria Mirim
1º) Caetano Cavalcante, com 153 pontos
2º) Pietro Sorbara, com 58 pontos
Categoria F-4 B
1º) Auber Miola, com 173 pontos
2º) Antonio Marcos Rosa, 162
3º) Bruno Ramos Reolon, 109
4º) Lucas M. Cartieri Duarte, 109
5º) Walter A. Bertoni Oswald, 91
6º) Darlan Luiz Ditz, 80
7º) Willian Ramos Reolon, 74
8º) Taylor Luiz Pilger Giacobbo, 52
9º) Gilberto Antonio Freire, 42
10º) Leandro Calegário, 8
11º) Lucas Gabriel, 5
12º) Jaime Zorzetto Júnior, 1
13º) Edivan José Monteiro, 1
14º) Emerson Kresta, 1
15º) Adriano Sabião, 1
16º) Cristian Reuse, 1
17º) Luiz Riberio, 1
18º) Fábio Dallagnol, com 1 ponto
Categoria F-4 Geral
1º) Firás Fahs, com 198 pontos
2º) Rodrigo D’Agostini, 163
3º) Auber Miola, 116
4º) Pedro Calegário, 111
5º) Carlos Arturo, 100
6º) Marcos Rosa, 88
7ֻº) Marcos Fernandes, 46
8º) Lucas Cartieri, 45
9º) Arlan Ditz, 40
10º) Bruno Reolon, 39
11º) Walter Bertoni, 29
12º) Nicolas Zaparoli, 26
13º) Jonathan Rasche, 25
14º) Lucas Zebeti, 22
15º) Gilberto Freire, 20
16º) Willian Reolon, 18
17º) Bernardo Camargo, 16
18º) Taylor Pilger, 12
19º) Rafael Paiva, 8
20º) Edivan Monteiro, 1
21º) Lucas Gabriel, 1
22º) Luís Golin, 1
23º) Jaime Zorzetto, 1
24º) Leandro Calegário, com 1 ponto
Campeão da Fórmula 2 em 2022, o brasileiro Felipe Drugovich (XP Investimentos/Porto Seguro/Banco Master/Stilo) continuará exercendo as funções de piloto de testes e de desenvolvimento da Aston Martin na Fórmula 1 em 2024.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira (2) pela equipe inglesa, que igualmente comunicou que o piloto de Maringá (PR) participará do primeiro treino livre do GP de Abu Dhabi, o fechamento da temporada entre os dias 24 e 26 de novembro, substituindo Fernando Alonso.
Esta será a segunda participação de Felipe Drugovich em um treino oficial de um Grande Prêmio. Antes de Abu Dhabi, ele substituiu Lance Stroll no primeiro treino do Grande Prêmio da Itália e nos testes de pré-temporada no Bahrein.
Além de participar de diversas atividades ao longo dos GP´s em 2023, Felipe Drugovich trabalhou ativamente no desenvolvimento dos AMR21, AMR22 e AMR23, completando mais de seis mil quilômetros de pilotagem entre os três modelos.
Em 2024 Drugovich manterá sua função oficial nos Grandes Prêmios e continuará conduzindo os trabalhos de desenvolvimento no simulador na sede da Aston Martin em Silverstone. Em 2023 o piloto paranaense trabalhou ao longo de 20 dias em simulador.
“Estou muito orgulhoso por continuar a trabalhar com a Aston Martin. Este ano aprendi muito, não apenas na pista, mas trabalhando com os engenheiros no simulador e no programa de desenvolvimento que foi projetado para mim. Estou orgulhoso da contribuição que pude dar e satisfeito por ter conseguido ajudar no progresso do desenvolvimento do AMR23. Meu foco agora muda para a preparação para a próxima sessão de FP1 em Abu Dhabi. Já estou ansioso para pilotar o AMR23 novamente e pelo trabalho que farei com os engenheiros durante o inverno para me preparar para 2024”, disse Felipe. “Agradeço a toda a equipe pelo incrível apoio nos últimos 12 meses e também aos meus patrocinadores XP, Porto e Banco Master, que me apoiaram em cada etapa do caminho”, completou.
“Todos na Aston Martin estão incrivelmente satisfeitos com a permanência do Felipe conosco. Ele é um rosto familiar dentro da equipe e entende as demandas específicas da função, tem uma tremenda ética de trabalho e mostrou sua velocidade e experiência depois de substituir Lance Stroll lesionado durante os testes de pré-temporada no Bahrein”, declarou Mike Krack, chefe da equipe Aston Martin Aramco Cognizant. “Cada vez que ele se senta ao volante, vemos claramente a força da sua contribuição: o seu ritmo, feedback e empenho são extremamente valiosos para os nossos engenheiros. Estamos ansiosos por outra temporada produtiva juntos”, finalizou.