Aberta no mês de janeiro com grid recorde de 64 carros na pista de Interlagos, a temporada de 2021 da Gold Classic definiu na última quarta-feira (24) a lista dos pilotos que vão disputar a segunda etapa. Com transmissão ao vivo no canal “Acelerados”, do YouTube, as duas corridas do evento estão marcadas para dia 3 de abril, Sábado de Aleluia, e vão marcar a primeira aparição da maior competição de carros clássicos e antigos do Brasil em Londrina (PR). A programação no Autódromo Internacional Ayrton Senna terá como preliminar a abertura do Campeonato Metropolitano de Automobilismo.
“Desde a criação da Gold Classic, em 2018, abrimos com bastante antecedência as inscrições de cada evento, há um desconto na taxa para os pilotos que antecipam a confirmação de suas participações. Os pilotos aderiram à proposta, e o resultado disso é que fechamos todas as vagas disponíveis para a etapa de Londrina 40 dias antes da largada”, observa o organizador do campeonato, Luc Monteiro. “Por uma questão de normas e pelas características da pista, nosso grid desta vez terá só 52 vagas. Existe demanda para um número maior, mas ainda não suficiente para formarmos dois grids”, aponta.
A categoria com maior número de inscritos para a Gold Classic em Londrina é a Divisão 4, com 16 carros na classe Premium e outros quatro na classe Stock. Categoria tecnicamente mais veloz da Gold Classic, a Divisão 4 inclui modelos como GM Omega e Opala, VW Puma, Willys Interlagos e protótipos Aldee. Outros 14 carros estarão na Divisão 1, sendo quatro na classe Speed (todos com pilotos gaúchos) e 10 na classe Turismo. A Divisão 2 terá 10 carros, sendo seis na classe GT e quatro na classe Turismo. Pela Divisão 3 serão oito os carros na pista, com cinco na classe GT & Protótipos e três na Turismo.
Lista de inscritos para a etapa de Londrina
0 – Gabriel Bechtold (SC), GM Omega, Divisão 4/Premium
4 – Kadan Risso/Fábio Bensuaski (SP/SP), VW Karmann-Ghia, Divisão 2/GT
5 – Rubens Kliewer (PR), GM Omega, Divisão 4/Stock
6 – Caio Lacerda (SP), Aldee-VW, Divisão 4/Premium
7 – Paulo Rogério Stelle (PR), GM Omega, Divisão 4/Premium
8 – Juliano Meira (SP), VW Voyage, Divisão 1/Turismo
9 – Ciro Paciello (SP), GM Omega, Divisão 4/Premium
10 – Marcelo Kroth/Diego Lino (PR/PR), VW Gol, Divisão 2/Turismo
11 – Armin Kliewer (RR), GM Omega, Divisão 4/Premium
12 – Mauro Kern (SP), VW Puma, Divisão 4/Premium
14 – Anderson Andrade (PR), GM Omega, Divisão 4/Premium
15 – Heitor Nogueira (SP), Espron, Divisão 3/GTP
16 – Denísio Casarini (SP), Willys Interlagos, Divisão 4/Premium
17 – Ricardo Domenech/Rogério Barbato (SP), GM Opala, Divisão 4/Stock
18 – Silvano Brock (RS), VW Fusca, Divisão 1/Speed
19 – Maurício Gaudêncio (PR), GM Omega, Divisão 4/Stock
20 – Deninho Casarini (SP), VW Puma, Divisão 4/Premium
22 – Marcelo Kairis (SP), Corona Dardo, Divisão 2/GT
23 – Paulo Cury (SP), VW Passat, Divisão 3/Turismo
32 – Reinaldo Cangueiro (SP), Farus TS, Divisão 2/GT
33 – Roberto Lacombe (RS), VW Gol, Divisão 3/Turismo
35 – Alex Morais (PR), Aldee-VW, Divisão 4/Premium
36 – Gilberto Koike (SP), Espron, Divisão 3/GTP
37 – Giovani Almeida (SP), Aldee-VW, Divisão 4/Premium
38 – Luciano Fracaro (PR), GM Omega, Divisão 4/Premium
41 – Ike Nodari (SC), Fiat Uno, Divisão 1/Turismo
42 – Richard Heidrich (SC), GM Omega, Divisão 4/Premium
43 – Edgard Xavier (SP), VW Puma, Divisão 2/GT
44 – Guilherme Melo (MG), VW Puma, Divisão 2/GT
49 – Paulo Jalles (MG), Fiat Uno, Divisão 1/Turismo
55 – Paulo Loco (SP), Aldee-VW, Divisão 4/Premium
57 – Anderson Barros (MG), VW Passat, Divisão 1/Turismo
65 – Willian Chahine (SP), VW Puma, Divisão 2/GT
66 – Almir Morales (SC), VW Voyage, Divisão 1/Turismo
71 – José Carlos Franzói (PR), GM Omega, Divisão 4/Premium
74 – Arthur Bailo/Thiri Lorentz (PR/PR), VW Gol, Divisão 2/Turismo
78 – Matheus Beccalli (SP), VW Passat, Divisão 1/Turismo
79 – Norberto Kröning Correa (RS), Divisão 1/Speed
88 – Moacir Fighera (RS), VW Fusca, Divisão 1/Speed
101 – Adir Veneno Júnior (PR), GM Omega, Divisão 4/Stock
112 – Carlos Guizzo (RS), VW Fusca, Divisão 1/Speed
117 – Glauber Pelegrini (MG), VW Passat, Divisão 1/Turismo
143 – Hamilton Morsch (PR), GM Chevette Divisão 1/Turismo
222 – Fábio Tokunaga (PR), VW Gol, Divisão 1/Turismo
248 – Leandro Kairis (SP), Fiat 147, Divisão 2/Turismo
335 – Rogério Schuhli/Thiago Brandt (PR/PR), Aldee-VW, Divisão 3/GTP
337 – Leonardo Almeida (SP), Porsche 914, Divisão 3/GTP
339 – Rafael Schuhli (PR), VW Puma, Divisão 3/GTP
343 – Franccesco Esposito (PR), GM Omega, Divisão 4/Stock
777 – Paulo Henrique Costa/Cássio Cortes (PR/RS), VW Voyage, Divisão /Turismo
858 – Fernando Morassi (SP), VW Voyage, Divisão 2/Turismo
913 – Carlão Estites (SP), Ford Escort, Divisão 3/Turismo
TOLEDO (PR) – Seguindo todos os protocolos de sanitários estabelecidos pelo decreto do Governo do Paraná e da Prefeitura de Toledo, o Campeonato Paranaense de Arrancada de 201 Metros terá a decisão sábado e domingo na pista de arrancada do Autódromo Rafael Sperafico, em Toledo, no Oeste do Paraná
A prova também será válida pela etapa de abertura do campeonato de 2021. A promoção e organização são do Automóvel Clube de Toledo e da Associação de Pilotos de Arrancada de Toledo, com supervisão da Federação paranaense de Automobilismo (FPrA).
As categorias a serem disputadas serão Standart, Dianteira Turbo C, Dianteira Turbo B, Dianteira Turbo A, Dianteira Turbo A Light, Turbo Traseira A, Turbo Traseira B, Street Tração Traseira, Traseira Street Turbo, ProStock, Drag Light, Slick, Desafio 7,5 Segundos, Desafio 8,0 Segundos, Desafio 8,5 Segundos e Extreme.
Temporada 2021
O campeonato de 2021 será disputado em quatro etapas, todas previstas para Toledo. Além da primeira etapa, neste fim de semana, as demais serão nos dias 10 e 11 de abril, 14 e 15 de agosto, e 6 e 7 de novembro. Há a possibilidade de uma etapa ser remanejada para Curitiba.
FOZ DO IGUAÇU (PR) – A Copa Mercosul abre a temporada de kart de Foz do Iguaçu, no dia 6 de março. Na sequência será disputado no Campeonato Citadino/Copa Itaipu-Itamed, com seis etapas. As duas competições serão disputadas no Adrena Kart, com promoção e organização do Automóvel Clube de foz do Iguaçu e Associação dos
Pilotos de Foz do Iguaçu (Akafi), com supervisão da Federação Paranaense
de Automobilismo (FPrA).
As inscrições para a Copa Mercosul já estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (45) 3572-0022, sempre a partir das 14 horas. Será ma competição aberta, com três horas de duração, regida pelo CDA (Código Desportivo do Automobilismo), em categoria única com motor quatro tempos sorteado. Poderão participar pilotos com idade superior a 15 anos.
O limite máximo de participantes será de 25 equipes, podendo cada uma inscrever dois pilotos. Um piloto poderá se inscrever no máximo em duas equipes. A taxa de inscrição será de R$ 2.500 por equipe, estando incluído neste valor um motor, que será sorteado; um jogo de pneu e o combustível da tomada de tempo e a prova.
Citadino
Já o Campeonato Citadino de Kart de Foz do Iguaçu será disputado em seis etapas, começando do dia 20 de março. As demais etapas estão marcadas para os dias 10 de abril, 15 de maio, 7 de agosto, 4 de setembro e 16 de outubro.
As categorias do Citadino serão Mirim, Cadete, F-4 Júnior, F-4 Graduados, F-4 Sênior e F-4 Super Sênior.
O 27º Transparaná, maior rali de regularidade do Brasil, termina neste sábado, com a realização da 4ª e última etapa, que terá largada às 9 horas no CTG de Irati e chegada às 15 horas no Palácio Iguaçu, em Curitiba.
O Transparaná teve sua largada promocional na terça-feira, em Foz do Iguaçu. A primeira etapa foi disputada quarta-feira, com o percurso de Foz do Iguaçu a Cascavel. A segunda, quinta-feira, de Cascavel a Guarapuava; a terceira nesta sexta-feira, de Guarapuava a Irati. Ao todo, as 110 duplas participantes, representando 13 estados e o Distrito Federal, percorrerão 1.000 quilômetros.
O governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Júnior acompanhou a largada do Transparaná em Foz do Iguaçu e estará neste sábado na chegada, no Palácio Iguaçu. Em Foz do Iguaçu, Ratinho recebeu das mãos de Bento Tino, vice-presidente da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA) a carteira de piloto de Rali de Regularidade. Ele participaria da primeira etapa, de Foz do Iguaçu a Cascavel, mas compromissos políticos/administrativos de última hora impediram que disputasse a competição. Enquanto acompanhou a largada do Transparaná, Ratinho também foi informado das ações que estão sendo realizadas para a construção do Autódromo de Foz do Iguaçu.
PONTA GROSSA (PR) – Mais uma vez a final do Campeonato Paranaense de Velocidade na Terra de 2020 é adiada. A 3ª e última etapa da competição estava prevista para este fim de semana no Autódromo André de Geus, em Ponta Grossa.
Mais uma vez o adiamento da prova decisiva é para cumprir os decretos das secretarias de Saúde do Paraná e do município de Ponta Grossa, que visam coibir a disseminação do coronavírus. Desta forma a prova promovida e organizada por Carlos Alberto Soares, com organização do Automóvel Clube de Ponta Grossa e supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA) terá uma nova data marcada assim que as condições sanitárias permitam.
CURITIBA (PR) – Na expectativa de que até lá a pandemia no coronavírus esteja em melhor patamar, a Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA) marcou para maio a abertura do Campeonato Paranaense de Velocidade, que nesta temporada será disputado em três etapas.
A abertura está marcada para os dias 22 e 23 de maio, em Curitiba. A segunda está foi programa para os dias 3 e 4 de julho, em Cascavel; e a terceira e última está prevista para os dias 25 e 26 de setembro, em Londrina. As categorias em disputas serão Marcas A, Marcas B, Turismo A, Turismo B e Turismo C.
Rubens Gatti, presidente da FPrA, diz que a decisão de marcar o início do campeonato para daqui três meses é para ver se até lá as coisas tenham melhorado e que a vacina do Covid-19 já tenha chegado para a grande maioria, e assim os eventos possam ser realizados com mais segurança.
Final de 2020
Mas em março Rubens Gatti espera que seja possível realizar a última etapa do campeonato do ano passado, que não pode ser disputada em dezembro em função das restrições sanitárias para evitar a disseminação do coronavírus. A prova está marcada para os dias 13 e 14 de março, no Autódromo Internacional de Curitiba.
CURITIBA (PR) – De acordo com dados oficias da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), a Federação de Automobilismo do Paraná (FPrA) tem o maior número de pilotos federados à entidade. Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia do coronavírus, o Paraná fechou 2020 com 1.302 pilotos, contra 1.138 de São Paulo. Depois vêm Santa Catarina, com 759 pilotos; Rio Grande do Sul, com 701; e Ceará, com 366.
O presidente Rubens Gatti destaca que o prêmio da Federação Paranaense ser atualmente a Federação número 1 em pilotos do Brasil deve ser repartido com todos os paranaenses que fazem automobilismo. Gatti destaca o trabalho de base feito pelos clubes, a dedicação dos pilotos, o profissionalismo dos preparadores, o empenho dos promotores. Gatti acrescenta ainda a participação das autoridades esportivas dos municípios onde estão as praças esportivas e no ano da pandemia, acrescenta-se também as autoridades de saúde, que atuaram junto com a Federação e com rígidos protocolos sanitários, permitiu que o Paraná fosse o primeiro estado a retorna as competições no Pós-Covid, no novo-normal. “Todos os envolvidos com automobilismo no Paraná têm sua parcela de contribuição para sermos a principal Federação do País. O ano foi difícil, mas conseguimos dentro do possível, fazer automobilismo. Os desafios continuam e esperamos manter esta posição também na temporada de 2021”, frisa Gatti.
Gatti também enfatiza que o quadro técnico da Federação é muito bom, permitindo que faça até oito eventos em um mesmo fim de semana, em diversos pontos do Paraná. “Temos todas as modalidades e o kart, que é a base do esporte motor, é muito forte. Temos pólos da modalidade hoje em Curitiba, Londrina, Campo Mourão, Cascavel, Foz do Iguaçu, Pato Branco e Guarapuava. O kart também está crescendo em Francisco Beltrão e Rio Negro. A Velocidade na Terra concentra-se na região Metropolitana de Curitiba e Ponta Grossa, mas Apucarana está voltando de novo ao protagonismo. A arrancada cresce todos os anos”, diz Gatti.