CURITIBA (PR) – Dois paranaenses foram campeões no 52º Campeonato Brasileiro de Kart, encerrado sábado no Kartódromo Beto Carrero World, em Penha, Santa Catarina. Gaetano di Mauro conquistou o título da categoria Shifter Graduados ainda na primeira fase, encerrada no dia 15 deste mês; e Jedson Vicente sagrou-se campeão da categoria Super Sênior Máster no último sábado. Jedson também entra para a história como o primeiro campeão da categoria, que foi criada neste ano.
São Paulo foi o estado com maior número de campeões no Brasileiro de Kart deste ano. Foram seus títulos. Assim como o Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Distrito Federal e Santa Catarina têm dois campeões, ao passo que Minas Gerais, Maranhão e Rio de Janeiro têm um campeão cada um.
Além dos campeões Gaetano di Mauro e Jedson Vicente, o Paraná teve outros 13 kartistas no pódio do Brasileiro deste ano. Doglas Pierosan, na Super Sênior Máster; e Ricardo Pinheiro, na Novatos, foram vice-campeões. Os outros a irem ao pódio foram: Ricardo Pinheiro, 3º na Super F-4; Murillo Fiori Barcelos, 5º na Super F-4; Everson Aquino, 5º na Super Sênior F-4; José Muggiati Neto, 3º na Sudam Júnior; José Carlos Saderi, 3º na Super Sênior; João Felipe Marques, 3º na Novatos; Gabriel Dias, 5º na Shifter Graduados; João Pedro Maia, 5º na Júnior Menor Wagner Ebrahim, 3º na Shifter Graduados; Paulo Farias, 3º na F-4 Sênior; e Pablo Marlangeon, 5º lugar na categoria F-4 Super Sênior.
………………………………………………………………………………………………………….
Crédito: Mario Ferreira/Divulgação
………………………………………………………………………………………………………….
CURITIBA (PR) – As escolinhas de kart do Paraná mostraram talentos na primeira fase do 52º Campeonato de Kart, que se encerra hoje no Kartódromo Beto Carrero World, em Penha, Santa Catarina. Thiago Dalan Ferreira e Nicolas Romanhole, de Londrina, disputaram a categoria Cadete; e Firas Wassim Fahs, de Foz do Iguaçu, a Mirim.
Romanhole largou em 32º e depois de duas provas classificatório, conquistou o 16º lugar na Final. Thiago largou em 30º e na Final obteve o 15º lugar. A Cadete contou com 45 participantes.
Romanhole esta a Escolinha de Kart de Londrina há dois anos e no ano passado disputou a Copa Brasil, em Cascavel, neste ano se sagrou campeão do Paranaense Light. Este foi seu primeiro Brasileiro.
Já Thiago Dalan Ferreira disputou sua primeira competição nacional e considerou a experiência importantíssima sua o futuro. “S sempre falei ao meu pai que o campeonato seria muito difícil, mais nada è impossível. Agradeço a Deus, e a todos que torceram por mim e só posso lhes dizer muito obrigado”, diz Thiago.
Samuel Ferreira, diretor da Associação dos Kartistas da Região de Londrina (AKRL) diz que os resultados conquistados por Romanhole e Thiago é uma recompensa ao trabalho da Escolinha e mostra que o futuro do kartismo londrinense está nos investimentos da base. “Foi uma surpresa para a gente porque eles não conheciam a pista e o Thiago só tinha treinado em Londrina, O objetivo era aprender porque o nível do Brasileiro é muito elevado. O Thiago chegou a fazer 21 ultrapassagens em uma das provas classificatórias”, acentua Samuel.
Foz do Iguaçu
Firas Wassim Fahs representou a Escolinha de Foz do Iguaçu. Ele esta no kart há sete meses e disputou pela primeira vez o Campeonato Brasileiro, competindo na categoria Mirim. Ele largou em 15º e conquistou o 12º lugar na primeira prova; na segunda largou em 12º e recebeu a bandeirada em sexto. Na soma das duas, obteve o nono lugar para a o grid da Pré-Final, quando conquistou o quinto lugar. Na Final, largou 10º e chegou a andar em quinto, quando levou um toque, o que levou a perder várias posições. Recuperou e terminou em sexto.
Wassim Fahs, pai de Firas, diz que por pouco não veio um pódio na estreia do Brasileiro. “O Firas foi bastante cumprimentado por pessoas que vivem o dia a dia do kart brasileiro. Estamos contente com sua performance e principalmente por ele ter enfrentado uma competição nacional e encarar piloto já com boa experiência com desenvoltura”, completa Wassim Fahs.
A Escolinha de Kart de Londrina administrada pela AKEL, com incentivo da RBC Preparações, dentro do Projeto Piloto do Futuro. Já a Escolinha de Foz do Iguaçu é comandada pelo Automóvel Clube de Foz do Iguaçu. Ambas têm o apoio da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA).
………………………………………………………………………………………………………….
Crédito: Mario Ferreira e Divulgação
………………………………………………………………………………………………………….
CURITIBA (PR) – A categoria Turismo 5000 só é disputada no Paraná, com os Ômegas que marcaram época na Stock Car. A temporada deste ano está equilibrada, tendo Anderson Andrade na liderança, com 68 pontos, cinco a mais do que Armin Kliewer. Marco Antonio Garcia ocupa a terceira colocação.
Das quatro provas disputas nas etapas de Curitiba e Londrina, Anderson ganhou as duas de Curitiba e a segunda de Londrina. Abandonou a primeira de Londrina e por isso a usará como o descarte obrigatório. Desta forma, em Cascavel, nos dias 7 e 8 de outubro, quando será disputada a terceira e última etapa, todos os seus pontos serão válidos.
Anderson está na luta por seu primeiro título na Turismo 5000. No ano passado se terminou a temporada em nono lugar. Nos anos anteriores foi sétimo em 2015; 11º em 2014; e oitavo em 2013.
Classificação do Campeonato Paranaense de Turismo 5000
1º) Anderson José C. de Andrade, com 68 pontos
2º) Armin Kliewer, 63
3º) Marco Antonio Ortega Garcia, 58
4º) Richard Anthony Heidrich, 40
5º) Wanderlei Antonio Berlanda, 30
6º) Marcio Reuter, 28
7º) Rubens Abrahams Kliewer, 21
8º) Maurício Reuter, com 18 pontos
………………………………………………………………………………………………………….
Crédito das fotos: Victor Lara/Divulgação
………………………………………………………………………………………………………….
CURITIBA (PR) – A final do Campeonato Paranaense de Marcas será nos dias 7 e 8 de outubro, em Cascavel, mas pilotos e equipes já fazem contas, simulando resultados que possa dar o título a esse ou aquele piloto. Alheio a tudo isso está Gustavo Magnabosco, que lidera a categoria Marcas A, mesmo tendo abandonado a segunda prova da etapa de Londrina, disputada no início deste mês.
Bicampeão do Paranaense de Marcas (2013 e 2016), Magnabosco lidera a competição com 68 pontos, cinco a mais do que a dupla Ruslan Carta/Andrei Carta, campeã de 2015. Em terceiro está Paulo Bento, com 51 pontos e irá disputar a final em Cascavel, a sua cidade.
O campeonato e disputado em três etapas, cada uma com duas provas e com pontuação independente. Ao fim da temporada, cada competidor será obrigado a descartar um resultado. Sendo assim, Magnabosco descartará a segunda prova de Londrina e Paulo Bento a segunda de Curitiba. Daqui para frente todo ponto marcado será computado. Já a dupla Ruslan Carta/Andrei Carta, vice-líder, descartaria hoje 12 da primeira etapa de Londrina, a menos de que em Cascavel tenha resultado de quarto para trás.
Classificação da categoria Marcas A
1º) Gustavo Magnabosco, com 68 pontos
2º) Ruslan Carta Filho/Andrei Carta, 63
3º) Paulo Vitor Bento, 51
4º) Richard Heidrich, 36
5º) Márcio Ymagava/Lucas Inoue, 30
6º) Edoli Caus Júnior, 27
7º) Adriano Barbosa, 22
8º) Marcel Sedano, 21
9º) Algacir Sermann Filho/Rodrigo Tassi, 18
Carlos Eduardo Bana/Jair Ruiz Bana, 18
11º) Davi Gustavo Dal Pizzol, 17
12º) Andre Bragantini Júnior, 13
13º) Davi Dal Pizzol/Michel Giusti, 10
14º) Thiago Klein, 9
15º) Gilmar Gobetti de Souza, 9
13º) José Guilherme Munhoz, 9
14º) Paulo Pizzoni, 4
14º) César Bonilha, 4
14º) Luiz Mendes/Anderson Garcia, 4
15º) Leandro Zandoná, 3
15º) André Luis Jacob, 3
15º) Augusto Baldo Neto, com 3 pontos
………………………………………………………………………………………………………….
Créditos das fotos: Victor Lara/Divulgação
………………………………………………………………………………………………………….
Com belas disputas e organização perfeita, segundo os próprios pilotos, foi disputada sábado, no Adrena Kart, em Foz do Iguaçu, a Copa Mercosul Itamed de Kart Endurance. A competição superou todas as expectativas do dos organizadores e também homenageou Rogério Barreto, kartista de Foz falecido recentemente.
Foram três horas de corrida e ao final a vitória ficou com a equipe Shop 63/Globalfilters, tendo como pilotos Eduardo Pimenta e Miguel Galli. A segunda colocação foi conquista pela equipe Tracto Pieza, com os pilotos Rubson Favoretto, Reinaldo Galli e Leonardo Zanchet. A equipe ABL Incorporações/Clinica Copobianco obteve o terceiro (Gustavo Capobianco, Antony Predebon e Marco Gehring) ao passo que a Divisa Foz (Marcelo Bottega, Tiago Secco e Rudito Budziak) foi a quarta colocada. Já a quinta colocação foi conquistada pela equipe EcoVitale/FParts.com, formada pelos pilotos Rudi Bunkle, Wassim Fahs e Luís Tragédia.
Cadete
Na categoria Cadete, tendo m grid composto em sua maioria por pilotos formados na Escolinha de Foz, a vitória foi de Firas Fahs, que irá ao Brasileiro. Em segundo se classificou Otávio Galli, tento Maria Fernanda em terceiro; Bernardo Miola, em quarto; e Pedro Capobianco, em quinto.
LONDRINA (PR) – Com o segundo lugar nas duas provas, a dupla Roberto Baú/Rodrigo Kostin conquistou a vitória na 2ª etapa do Campeonato Paranaense de Turismo. A competição foi disputada no último fim de semana, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina, no Norte do Paraná.
Na prova de sábado, a vitória foi da dupla Roberto Bonato/Evandro Maldonado, enquanto que na de domingo a primeira colocação ficou com a dupla formada por Caio Botelho/Adriano Botelho.
Os vencedores Baú e Kostin somaram 30 pontos, ao passo que a dupla Roberto Tassi/Luiz Ferreira conquistou o segundo lugar, com 22 pontos. Em terceiro ficou a dupla Caio Botelho/Adriano Botelho, com 20 pontos. Também com 20 pontos, a dupla Roberto Bonato/Evandro Maldonado ficou em quarto, ao passo que José Pederneiras chegou em quinto, com 14 pontos.
A 3ª e decisiva etapa do Campeonato Paranaense de Turismo será disputada no dia 8 de outubro, no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel, no Oeste do Paraná.
A etapa de Londrina do Campeonato Paranaense de Turismo teve promoção e organização da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA), com apoio da Bana Pneus, Pirelli, Rodas Scorro e London Hotel Londrina.
Resultado da 2ª etapa do Paranaense de Turismo
1º) Roberto Baú/Rodrigo Kostin, com 30 pontos
2º) Roberto Tassi/Luiz Ferreira, 22
3º) Caio Botelho/Adriano Botelho, 20
4º) Roberto Bonato/Evandro Maldonado, 20
5º) José Pederneiras, 14
6º) Marcos Romera/Werner Foncatti, 12
7º) Lucas Inowe/Márcio Imagawa, 11
8º) Rafael Lupatini/Antonio Amorim Carvalho, 11
9º) José Cavassin, 8
10º) Giovane Ciesielski, 6
11º) Geison Tureck, 5
12º) Romulo Molinari, 2
13º) Edson Sita/Marcelo Cordeiro, com 1 ponto
LONDRINA (PR) – Com a vitória na prova de sábado e o quarto lugar na de domingo, Armin Kliewer conquistou a vitória da categoria Turismo 5000 na 2ª etapa do Campeonato Paranaense. A competição foi disputada no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina, no Norte do Paraná.
Kliewer somou 30 pontos, contra 25 de Marco Antonio Garcia. Richard A. Heidrich se classificou em terceiro, com 24 pontos, ao passo que Anderson Andrade se classificou em quarto, com 20 pontos. Anderson largou na pole position, abandonou a prova de sábado na segunda volta e ganhou a de domingo.
A 3ª e decisiva etapa do Campeonato Paranaense de Turismo 5000 será disputada no dia 8 de outubro, no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel, no Oeste do Paraná.
A etapa de Londrina do Campeonato Paranaense de Turismo 5000 teve promoção e organização da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA), com apoio da Bana Pneus, Pirelli, Rodas Scorro e London Hotel Londrina.
Resultado da 2ª etapa do Paranaense de Turismo 5000
1º) Armin Kliewer, com 30 pontos
2º) Marco Antonio Garcia, 25
3º) Richard A. Heidrich, 24
4º) Anderson Andrade, 20
5º) Márcio Reuter, 16
6º) Maurício Reuter, 15
7º) Wanderlei Berlanda, com 12 pontos
………………………………………………………………………………………………………….
Créditos das fotos: Victor Lara/Divulgação
………………………………………………………………………………………………………….
LONDRINA (PR) – O curitibano Rafael Barranco se mantém invicto no Campeonato Paranaense de Marcas B. Ele repetiu o resultado de Curitiba e ganhou as duas provas da etapa de Londrina, disputada no último fim de semana.
Barranco somou 40 pontos, contra 30 de Edson Bueno, que se classificou na segunda colocação. A dupla Alisson Nurnberg/João Paulo Naumes se obteve o terceiro lugar, com Caio Carvalho em quarto e Samurai Sam em quinto.
A 3ª e decisiva etapa do Campeonato Paranaense de Marcas será disputada no dia 8 de outubro, no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel, no Oeste do Paraná.
A etapa de Londrina do Campeonato Paranaense de Marcas teve promoção e organização da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA), com apoio da Bana Pneus, Pirelli, Rodas Scorro e London Hotel Londrina.
Resultado da 2ª etapa do Paranaense de Marcas B
1º) Rafael Barranco, com 40 pontos
2º) Edson Bueno, 30
3º) Alisson Nurnberg/João Paulo Naumes, 24
4º) Caio Carvalho, 14
5º) Samurai Sam, 12
6º) Gefferson de Lima, 10
7º) Eduardo Pavelski, 8
8º) Marcelo Beux, 8
9º) Edson Massaro/Lorenzo Massaro, 7
10º) Willians Peres, com 3 pontos
………………………………………………………………………………………………………….
Créditos das fotos: Victor Lara/Divulgação
………………………………………………………………………………………………………….
LONDRINA (PR) – O Campeonato Paranaense de Marcas prosseguiu no último fim de semana em Londrina, com a realização da 2ª etapa. As disputas foram acirradas nas provas de sábado e domingo.
A vitória da categoria Marcas A em Londrina foi do cascavelense Paulo Bento, que largou em segundo, foi segundo na prova de sábado e ganhou a corrida de domingo. Ele somou 35 pontos, contra 27 da dupla Ruslan e Andrei Kart. Paulo e Ruslan travaram empolgante duelo no domingo.
Em terceiro se classificou Gustavo Magnabosco, que largou na pole e ganhou a prova de sábado. No domingo ele abandonou com o carro quebrado.
A 3ª e decisiva etapa do Campeonato Paranaense de Marcas será disputada no dia 8 de outubro, no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel, no Oeste do Paraná.
A etapa de Londrina do Campeonato Paranaense de Marcas teve promoção e organização da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA), com apoio da Bana Pneus, Pirelli, Rodas Scorro e London Hotel Londrina.
Resultado da 2ª etapa do Paranaense de Marcas A
1º) Paulo Bento, com 35 pontos
2º) Ruslan Carta/Andrei Carta, 27
3º) Gustavo Magnabosco, 20
4º) Richard Heidrich, 18
5º) Márcio Ymagawa/Lucas Inowe, 16
6º) Jair Bana/Duda Bana, 12
7º) Adriano Barbosa, 10
8º) José Munhoz, 6
9º) Algavir Sermann/Rodrigo Tassi, 6
10º) Gustavo Dal Pizzol, 4
11º) Gilmar Gobetti, 3
12º) Marcel Sedano, 3
13º) Luiz Mendes/R. Garcia, 1
14º) Thiago Klein/Paulo Pizzoni, com 1 ponto
………………………………………………………………………………………………………….
Créditos das fotos: Victor Lara/Divulgação
………………………………………………………………………………………………………….
O fim de semana foi movimentado em Londrina (PR), onde foram realizadas a 4ª etapa dos Metropolitanos de Curitiba, Cascavel e Londrina, e, 2ª etapa do Paranaense de Velocidade no Asfalto 2016, no Autódromo Internacional Ayrton Senna. As etapas foram disputadas nas categorias Marcas “A” e “B”, Turismo 1.6 “I” e “C”, Marcas “L” e Turismo 5000, com o apoio da Pirelli, Bana Pneus, Scorro e London Hotel Londrina, onde a promoção e organização foram feitas pela Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA).
Durante os treinos classificatórios que definiram os grids de largada, os três primeiros por categoria foram: MARCAS “A” – 1º) Gustavo Magnabosco (SC), 1m29s530; 2º) Paulo Bento (PR), 1m30s000; e 3º) Márcio Ymagava/Lucas Inowe (PR), 1m30s075. MARCAS “B” – 1º) Rafael Barranco (PR), 1m30s280; 2º) Eduardo Pavelski (PR), 1m30s459; e 3º) Alysson Nurnberg/João Naumes (PR), 1m30s804. TURISMO 1.6 “I” – 1º) Alexandre Frankenberger/Rafael Lupatini (PR), 1m31s231; 2º) Gabril/Cleves Fomentão (PR), 1m32s955; e 3º) Elberto Alves (SC), 1m32s993. TURISMO 1.6 “C” – 1º) Lucas Inowe/Márcio Ymagava (PR), 1m31s357; 2º) Caio/Adriano Botelho (PR), 1m32s096; e 3º) Beto Baú/Rodrigo Kostin (PR), 1m32s131. MARCAS “L” – 1º) Gabriel Ymagava (PR), 1m32s145; 2º) Rafael Colombari (PR), 1m33s386; e 3º) Fábio Tokunaga (PR), 1m33s696. TURISMO 5000 – 1º) Anderson Andrade (PR), 1m25s034; 2º) Maurício Reuter (PR), 1m25s227; e 3º) Armin Kliewer (PR).
MARCAS “A” E “B” – A primeira corrida das categorias Marcas “A” e “B”, com início às 13h55 do sábado, reuniu 25 participantes, que realizaram uma prova muito disputada, com bons “pegas” em vários pontos da pista. Na primeira volta a liderança na Geral era de Gustavo Magnabosco, seguido de Paulo Bento, Ruslan Carta Filho, Duda Bana, Eduardo Pavelski e Márcio Ymagava. O Safety Car teve que intervir duas vezes durante a prova para a retirada da carros acidentados, primeiro o de Adriano Barbosa, depois os de Eduardo Pavelski e José Munhoz. Na primeira relargada as posições permaneceram inalteradas, sempre com Gustavo Magnabosco, Paulo Bento e Ruslan Carta Filho nas três primeiras posições. Bom “pega” também da 4ª à 6ª posições, entre Duda Bana, Rafael Barranco e Márcio Ymagava. O piloto Wilians Peres abandonou com sete voltas, após um toque com o carro de Gefferson de Lima.
Depois de 21 voltas, a vitória na Geral e na Marcas “A” foi de Gustavo Magnabosco, com tempo total de 34m01s332, seguido de Paulo Bento, a 1s961; Ruslan Carta Filho, a 2s555; Duda Bana, a 7s908; Márcio Ymagava, a 7s914; e, Richard Heidrich, a 9s983. E na Marcas “B” a vitória foi de Rafael Barranco, com tempo de 34m07s707, tendo em segundo Edson Bueno, a 6s104, em terceiro chegou Alisson Nernberg, a 8s911, em quarto Samurai Sam, a 14s571, em quinto Caio Carvalho, a21s783, e, em sexto Lorenzo Massaro, a 24s462. O carro nº 132, Gefferson de Lima foi desclassificado por atitude anti-desportiva contra o carro nº 128, de Wilians Peres.
Na segunda corrida, disputada às 11h20 do domingo (2/7), a “briga” por melhores posições foi intensa nas duas categorias, com Gustavo Magnabosco mantendo a liderança na largada, seguido de perto por Paulo Bento, Andrei Carta, Rafael Barranco, Richard Heidrich e Jair Bana. As posições se mantiveram inalteradas até a quinta volta, quando quebrou a homocinética do carro de Gustavo Magnabosco, que abandonou a corrida. Paulo Bento assumiu a ponta da prova, seguido de Andrei Carta, Rafael Barranco, Richard Heidrich, Jair Bana e Gustavo Dal Pizzol. O Safety Car teve que entrar na pista duas vezes para a retirada de carros acidentados e quebrados. Na Marcas “B”, Rafael Barranco liderou de ponta a ponta, deixando a disputa pelo segundo lugar entre Edson Bueno, João Naumes, Gefferson de Lima e Eduardo Pavelski.
Após 20 voltas, a vitória na Geral e na Marcas “A” foi de Paulo Bento, com tempo total de 33m26s680, seguido de Andrei Carta, a 1s125; Richard Heidrich, a 2s043; Adriano Barbosa, a 16s033; Lucas Inowe, a 16s301, e, José Munhoz, a32s248. Na Marcas “B” venceu Rafael Barranco, com tempo de 33m29s670, com Edson Bueno em segundo, a 11s801, João Naumes em terceiro, a 13s207; Gefferson de Lima em quarto, a 15s119; Eduardo Pavelski em quinto, a 20s827; e, Caio Carvalho em sexto, a 34s814. Gustavo Magnabosco marcou a volta mais rápida das provas disputadas, na 18ª passagem da primeira corrida, com o tempo de 1m29s986, à média de 122,219 km/h.
A classificação final do Metropolitano de Curitiba por categoria foi a seguinte: MARCAS “A” – 1º) Ruslan Carta Filho/Andrei Carta (PR), 35 pontos; 2º) Richard Heidrich (SC), 25; 3º) Jair Bana/Duda Bana (PR), 22; 4º) Gustavo Magnabosco (SC), 20; e 5º) Algacir Sermann Filho/Rodrigo Tassi (PR), 16. MARCAS “B” – 1º) Rafael Barranco (PR), 40; 2º) Alysson Nurnberg/João Naumes (PR), 30; 3º) Samurai Sam (PR), 18; 4º) Gefferson de Lima (PR), 12; e 5º) Eduardo Pavelski (PR), 108.
TURISMO 1.6 “I” E “C” – Na seqüência, foram para a pista as categorias Tursimo 1.6 “I” e “C”, com 30 participantes, às 14h55 do sábado, para a primeira corrida que foi muito movimentada, com três intervenções do Safety Car, para a retirada de carros acidentados. Na largada Rafael Lupatini manteve a liderança, seguido de perto de Roberto Bonato, Gabriel Yamagava, Beto Baú, Elberto Alves e Marco Romera. Na terceira volta Roberto Bonato assumiu a liderança da prova na Geral. O Safety Car entrou na quinta volta para a retirada de carros acidentados nº 14 e 181. Na relargada Roberto Bonato manteve a ponta novamente, acompanhado de perto por Rafael Lupatini e Beto Baú até a bandeirada final. Boa corrida de recuperação de Luiz Ferreira, que na largada manteve a posição e durante a corrida fez 11 ultrapassagens, concluindo a prova em sétimo na Geral.
Ao fim de 20 voltas a vitória na Geral e na Turismo 1.6 “C” foi de Roberto Bonato, com tempo total de 34m43s897, seguido de Beto Baú, a 0s339; Marco Romera, a 3s840; Luiz Ferreira, a 4s742; José Pederneiras, a 5s072; e, Geovane Ciesielski, a 9s699. Na Turismo 1.6 “I”, venceu Rafael Lupatini com tempo de 34m44s222, com Elberto Alves em segundo, a 1s976, André Conti em terceiro, a 7s895, e, Karl Rauscher a 9s307.
A segunda corrida das categorias Turismo 1.6 foi disputada às 14h10 do domingo, também com boas “brigas” pelas primeiras posições, mas com três intervenções do Safety Car, para a retirada de carros quebrados e acidentados. Na largada, Alexandre Frankenberger ultrapassou Evandro Maldonado assumindo a liderança, seguido de perto na primeira volta por Gabriel Ymagava, Rodrigo Kostin, Elberto Alves, Evandro Maldonado e Rodrigo Tassi. Porém a liderança de Frankenberger durou até a 15.ª volta, quando quebrou a homocinética do seu carro e o piloto teve que abandonar a prova. Bom para Adraino Botelho, que largou da 20.ª posição e assumiu o primeiro lugar na 16.ª passagem, onde se manteve até a bandeirada final.
Depois de 18 voltas, a vitória na Geral e na Turismo 1.6 “C” foi de Adriano Botelho, com tempo total de 33min44s625, com Rodrigo Kostin em segundo, a 1s473; Rodrigo Tassi em terceiro, a 4s801; Márcio Ymagava em quarto, a 7s274; Rafael Lupatini em quinto, a 15s294; e, José Pederneiras em sexto, a 15s761. Na Turismo 1.6 “I” venceu Elberto Alves, com tempo total de 33m47s418, vindo a seguir André Conti, a 4s059; Cleves Fomentão, a 7s545; Marcelo Cordeiro, a 17s836; Karl Rauscher, a uma volta, e, Alexandre Frankenberger, a duas voltas. A volta mais rápida das provas disputadas foi de Alexandre Frankenberger, na 10ª passagem da segunda corrida, com o tempo de 1m31s229, à média de 120,554 km/h.
A classificação final do Metropolitano de Curitiba por categoria foi a seguinte: Turismo 1.6 “C”: 1º) Beto Baú/Rodrigo Kostin (PR), 35 pontos; 2º) Rodrigo Tassi/Luiz Ferreira (PR), 27; 3º) Roberto Bonato/Evandro Maldonado (PR), 22; 4º) José Pederneiras (PR), 20; e 5º) Rafael Lupatini/Antonio Carvalho (PR), 16. TURISMO 1.6 “C” – 1º) Elberto Alves (SC), 35; 2º) Alexandre Frankenberger/Rafael Lupatini (SC/PR), 28; 3º) André Conti (PR), 27; 4º) Karl Rauscher (SC), 20; e 5º) Marcelo Cordeiro/Edson Bueno (PR), 12.
TURISMO 5000 – Reunindo sete carros em seu grid, a categoria Turismo 5000 foi para a pista às 16h35 do sábado, para a sua primeira corrida de 20 minutos mais duas voltas. Na largada, o pole position Anderson Andrade manteve a liderança, seguido de perto por Maurício Reuter, Marco Antonio Garcia, Armin Kliewer e Richard Heidrich. Na segunda volta, Maurício Reuter assumiu a liderança da prova e o carro de Anderson Andrade quebrou, fazendo o piloto abandonar a corrida. Na terceira volta Armin Kliewer assumiu o segundo lugar seguido de perto por Marco Garcia. E na 11ª volta, Armin Kliewer ultrapassou Maurício Reuter assumindo a liderança. Depois de 16 voltas, vitória de Armin Kliewer, com tempo total de 23m00s753, com Maurício Reuter em segundo, a01s329, Richard Heidrich em terceiro, a 3s919; Marco Garcia em quarto, a 10s798; Márcio Reuter em quinto, a 20s095; e, Wanderlei Berlanda em sexto, a 1m13s836.
Antecipada para as 13h20 de domingo, a segunda corrida da Turismo 5000 mais uma vez emocionou o público presente ao Autódromo Ayrton Senna, com as disputas em altíssima velocidade, com os carros mais rápidos da etapa. Como o grid largada da prova é o resultado da primeira corrida invertido, o pole position foi Wanderlei Berlanda, tendo a seu lado Márcio Reuter na primeira fila. Dada a largada, com os carros mais fortes vindo das últimas posições, a emoção aumenta a cada ultrapassagem. Na primeira volta o líder era Richard Heidrich, seguido de Marco Garcia, Márcio Reuter e Maurício Reuter. Anderson Andrade assumiu a liderança na 10ª volta, posição em que recebeu a bandeirada final.
Após 16 voltas, a vitória foi de Anderson Andrade, com tempo total de 23m06s958, seguido de Marco Antonio Garcia, a 1s443; Richard Heidrich, a 2s374; Armin Kliewer, a 2s901; Márcio Reuter, a 4s632; e, Wanderlei Berlanda, a 1m00s170. Armin Kliewer marcou a volta mais rápida das provas disputadas, na quinta passagem da primeira corrida, com tempo de 1m25s359, à média de 128,844 km/h.
A classificação final do Metropolitano de Curitiba foi a seguinte: 1º) Armin Kliewer (PR), 30 pontos; 2º) Marco Antonio Garcia (PR), 25; 3º) Richard Heidrich (SC), 24; 4º) Anderson Andrade (PR), 20; e 5º) Márcio Reuter (SC), 16.
A quinta etapa do Metropolitano de Curitiba de Velocidade no Asfalto 2017 está marcada para os dias 19 e 20 de agosto, no Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), situado em Pinhais, Região Metropolitana da Capital do Paraná.