Mais do que competição, uma diversão entre amigos e famílias. Neste domingo, a Suzuki promove três eventos off-road em Curitiba (PR), com direito a muito 4×4 nas belas paisagens das trilhas que cercam a capital paranaense.
“O objetivo é reunir os proprietários dos veículos da marca para testarem toda a performance de seus carros em condições reais, passando por estradas e trilhas deslumbrantes, em um dia muito divertido”, ressalta Fernando Julianelli, diretor de marketing da Suzuki Veículos.
A inscrição para as provas é gratuita através do site www.suzukiveiculos.com.br. Cada carro faz a doação de dois cobertores, que serão destinados a associações assistenciais do município.
Serão realizadas duas competições, o Suzuki Off-Road, que é um rali de regularidade onde o objetivo é manter-se dentro do tempo e velocidade estipulados pela organização; e o Suzuki Extreme, uma divertida prova de desafios off-road para quem tem experiência no assunto.
E para aqueles que só querem curtir belos visuais e um domingo diferente, o passeio 4×4 Suzuki Day é a melhor pedida. Não tem planilha, nem tempos a serem seguidos e o objetivo é passear com toda a família percorrendo lugares fantásticos. Também não há idade mínima para participação.
“O objetivo é a diversão e unir a família. Fazer alguma coisa juntos e aproveitar”, destaca o participante Arlington Clementino. “É muito bom, divertido. Reúne todo mundo e participamos juntos, além de aproveitarmos bastante a cidade”, comenta a esposa, Soraia Clementino.
Após os eventos, os participantes são recepcionados com um grande almoço e acompanham a cerimônia de premiação do Suzuki Off-Road e Suzuki Extreme.
As competições da Suzuki Veículos têm patrocínio de Mobil, Pirelli, Itaú, W. Truffi, Clarion, Projeto Sign e Transportadora Autoport.
Programação – Suzuki Off-road, Suzuki Extreme e Suzuki Day
02 DE JULHO – SÁBADO
Entrega de kits, vistoria, briefing e aula de navegação – das 19h às 22h
Local: Centro de Convenções Expounimed
Endereço: R. Prof. Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Curitiba (PR)
03 DE JULHO – DOMINGO
A partir das 8h – Início das largadas
Local: Parque Barigui
Rodovia do Café (BR 277), km 0, Santo Inácio – Curitiba (PR)
A partir das 14h – Chegada, almoço e premiação
Local: Centro de Convenções Expounimed
Endereço: R. Prof. Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Curitiba (PR)
Depois de uma ótima recepção do município em 2015, a segunda edição do Rali de Piraquara promete ser ainda mais desafiadora. Com novas estradas, a prova terá 130 km de trechos cronometrados, em um único dia de prova, incluindo duas especiais noturnas. A prova será válida pelo Campeonato Brasileiro e Paranaense de Rali de Velocidade.
O evento começa na sexta, com uma largada promocional no centro de Piraquara, onde o público poderá ver de perto os carros e conversar com os pilotos. No sábado, a disputa será em 10 especiais nas estradas históricas da região.
Nas últimas semanas a comissão técnica e equipe de segurança percorreram mais de mil quilômetros pela região e montaram uma nova logística. “Queríamos tornar o rally mais dinâmico, então conseguimos inserir um novo trecho, que vai deixar os competidores menos tempo parados”, conta o presidente do RPMC, Walter Lamarca Júnior.
Programação
A organização aguarda mais de 25 carros na disputa das três categorias do Brasileiro. Na categoria RC5 (para carros 1.6 de produção) a liderança está com a dupla Fabio Simsen/Gilson Rocha, de Peugeot 207. Na RC4 (para carros 1.6 preparados), Rafael Tulio/Cesar Valandro ocupam a primeira colocação. E na RC2N (para carros 4×4), os gaúchos Ulysses Bertholdo/Marcelo Dalmut seguem na liderança.
O Rali de Piraquara é uma realização do RPMC – Rallye & Pista Motor Clube com apoio de Total Storage, Ekron Off Road e Prefeitura Municipal de Piraquara.
Programação do Rali de Piraquara
Sexta-feira – 01 de julho de 2016
20:00h – Largada Promocional
Sábado – 02 de julho de 2016
09:00h – Largada do primeiro carro do Parque de Apoio
09:18h – SS 01
10:01h – SS 02
10:54h – SS 03
11:24h – Parque de Serviços 1
12:37h – SS 04
13:20h – SS 05
14:13h – SS 06
14:43h – Parque de Serviços 2
15:56h – SS 07
16:39h – SS 08
17:19h – Parque de Serviços 3
18:42h – SS 09 (noturna)
19:30h – SS 10 (noturna)
20:00h – Parque Fechado – Final
20:45h – Início da Premiação
Navegando, pedalando ou encarando as belas trilhas off-road. Neste sábado a cidade de Curitiba (PR) terá muitas aventuras 4×4 com dois ralis da Mitsubishi: o rali de regularidade Mitsubishi Motorsports e o rali de aventura e tarefas Mitsubishi Outdoor. A largada será realizada no Parque Barigui a partir das 7h30.
“As provas reúnem famílias e amigos para um dia divertido a bordo dos seus Mitsubishi 4×4. O percurso está incrível, passando por regiões muito bonitas. Sem dúvida, todos irão aproveitar”, destaca Fernando Julianelli, diretor de marketing da Mitsubishi Motors.
Os participantes percorrerão trechos off-road nas imediações da capital paranaense, passando por belas paisagens entre montanhas e vales. Para participar, não é preciso ter experiência.
No Mitsubishi Motorsports, o objetivo é manter-se dentro do tempo e velocidade estipulados pela organização. Piloto e navegador têm quer estar atentos à planilha para não perder pontos. Podem participar os modelos 4×4 das linhas L200, Pajero e também o ASX.
Já no Mitsubishi Outdoor, as equipes são formadas por dois carros e até 10 pessoas, que se revezam em atividades esportivas e culturais. Não há um trajeto definido e cada um faz o seu roteiro, utilizando um mapa, para conseguir realizar o maior número de atividades. Podem se inscrever os modelos 4×4 das linhas L200, Pajero, ASX e Outlander.
“O importante é a união da família. E ainda tem a família Mitsubishi que sempre nos recebe tão bem. O fato de testarmos o limite do carro é muito legal”, comenta Alexander Augustus Mittelstedt, que participa da prova com uma L200 Triton.
Participação especial
O montanhista Waldemar Niclevicz irá participar do Mitsubishi Outdoor em Curitiba com uma equipe de amigos e escaladores. Ele foi o primeiro brasileiro a escalar o Monte Everest o K2 e os Sete Cumes. Será a primeira vez que ele irá encarar o rali de estratégia e tarefas.
Como participar
As inscrições são abertas sempre 12 dias antes da competição. Os interessados devem acessar o site www.mitsubishimotors.com.br e preencher o cadastro. As vagas são limitadas. Não há taxa de inscrição e cada veículo faz a doação de 30 quilos de alimentos e um cobertor, que são destinados a associações assistenciais do município por onde passa o rali.
Na sexta-feira, véspera da competição, os participantes se encontram para entregar os alimentos, confirmar a inscrição e adesivar os carros. À noite, há um briefing sobre as trilhas e aula de navegação para todos os participantes. No sábado, a partir das 7h30, os competidores se reúnem para a largada.
Os campeões da temporada na categoria Graduados ganharão uma viagem inesquecível para Pousada TW Guaimbê, em Ilhabela (SP). Já os campeões da Turismo irão para a Locanda Della Mimosa, em Petrópolis (RJ). Os prêmios são oferecidos pelo Circuito Elegante.
O Mitsubishi Motorsports tem patrocínio de Petrobras, Itaú, Transzero, W. Truffi, Clarion, Pirelli, Unirios, Embracon, STP, Tecfil, Pilkington, Sideral, Dalgas, Mapfre, Rede e Projeto Sign.
Programação – Mitsubishi Outdoor
01 de julho – Sexta-feira
Entrega de kits, vistoria, briefing e aula de navegação – das 17h às 22h
Local: Centro de Convenções Expounimed
Endereço: R. Prof. Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Curitiba (PR)
02 de julho – Sábado
A partir das 7h30 – Início das largadas
Local: Parque Barigui
Rodovia do Café (BR 277), km 0, Santo Inácio – Curitiba (PR)
A partir das 14h – Chegada, almoço e premiação
Local: Centro de Convenções Expounimed
Endereço: R. Prof. Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Curitiba (PR)
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS (PR) – Com a realização da 4ª etapa, o Campeonato Paranaense de Velocidade na Terra prossegue sábado e domingo, em São José dos Pinhais. A promoção e organização são da AGV Promotora de Eventos e supervisão da FPrA (Federação Paranaense de Automobilismo).
Serão disputadas as categorias Marcas A, Marcas B, Turismo 1.600 – Injetado, Turismo 1.600 – Carburado, Fusca Velocidade A, Fusca Velocidade B, Super Chev A, Super Chev B, Minifórmula A, Minifórmula B, Superfórmula, Turismo 5000 A, Turismo 5000 B.
A prova deste fim de semana marca o encerramento da primeira parte da temporada. A segunda parte terá etapas em Ponta Grossa nos dias 20 e 21 de agosto e 22 e 23 de outubro; e em São José dos Pinhais em 10 e 11 de setembro e 19 e 20 de novembro.
Classificação do Paranaense de Velocidade na Terra após três etapas
Categoria Marcas A
1º) Gedson Gonçalves, com 76 pontos
2º) Gefferson Luis de Lima, 66
3º) Leonardo Kovalski, 62
4º) Nilton da Silva Filho, 48
5º) Hemerson Pampuch, 29
6º) Alexandre Nogueira Pederneiras, 24
7º) Helinson Pampuch, 11
8º) Bernard Favero Chyla, com 9 pontos
Categoria Macas B
1º) Jean Carlo Gans, com 65 pontos
2º) Wilson Kavilhuka, 60
3º) Claudio Tucholski, 53
4º) Emerson Szwed, 34
5º) Andrew Kruger, 20
6º) Joelso João Gans, com 19 pontos
Categoria Turismo 1.600 – Injetado
1º) Aleksander Versalli Pereira, com 76 pontos
2º) Ricardo Felipe P. Pamplona, 59
3º) Jorgemar Elizeu Lorentz, 54
4º) Humberto Kos Erbano, 53
5º) Denizário R. dos Santos, 40
6º) José Renato Rocha Moraes, 32
7º) Carlos Eduardo Kavilhuka, 26
8º) Artur Bailo Neto, 25
9º) Norival Kavilhuka, 20
10º) Henrique Ferreira Marques, 19
11º) Wilson Kavilhuka, 6
12º) Alex Sandro B. Potrich, 3
Edson Liandro dos Reis, com 3 pontos
Categoria Turismo 1.600 – Carburado
1º) Pietro Wegbecher, com 80 pontos
2º) Edson Figueiredo, 60
3º) Marcelo Zen Venâncio, 56
3º) Marcos Daniel Tokarski, 56
4º) Andrew J. P. Leonardi, 48
5º) Alberto Bandeira Neto, 28
6º) Diego Lino, 27
7º) Edson Arantes Ozório, 24
8º) Jorge Luiz Dill Malheiros, 22
9º) Carlos Alberto Ramos da Silva, 21
10º) Johnis Taniolo, 17
11º) Marcos Aurélio Rodrigues de Melo, 16
12º) Iwan Mykytczuk Junior, 15
13º) Amaury Silveira de Siqueira, com 6 pontos
Categoria Fusca Velocidade A
1º) Júlio Cesar França Bueno, com 84 pontos
2º) Marcelo Cordeiro, 62
3º) Luís Fernando Tatsch, 60
4º) Vilfrido Assis França Junior, 24
4º) Luciano Laroca Rosa, 24
5º) Juliano Ferreira dos Anjos, com 10 pontos
Categoria Fusca Velocidade B
1º) Carlos Alberto Bracovcsz, com 69 pontos
2º) Fabiano Ferreira dos Anjos, 63
3º) João Manoel Teixeira Godoy, 56
4º) Carlos Renato V. S. Junior, 43
4º) Ailson das G. Penteado Júnior, 43
5º) Adriano Correa da Silva, 35
6º) Marcelo Rodrigo Tatsch, 33
7º) José Carlos R. Seabra Santos, 31
8º) Jefferson Leopoldo de Pontes, 28
9º) Peterson Calixto de Andrade, 18
10º) Nickolas Cavalle Lima, 3
Vitor de Arruda Moura Pietrowski, com 3 pontos
Categoria Super Chev A
1º) Arthur Coletti Filho, com 60 pontos
2º) Fábio Mansani Stelle, 59
3º) Hamilton Morsch, 56
4º) Francisco Marlos Bobato, 44
5º) Flávio de Alvejaneda Mendes, 43
6º) Robson William Weber, 27
7º) Paulo Sergio Balabuch, com 10 pontos
Categoria Super Chev B
1º) Vinicius Kavilhuka Metzger, com 74 pontos
2º) Carlos Eduardo Schilipacic, 72
3º) Willian dos Passos, 53
4º) Pedro Everaldo dos Santos, 37
5º) José Celso Ribas, 30
6º) Jaisson Ricardo Orso, 23
7º) Cleverson David Petrich, 22
8º) Eduardo Luiz Comandulli, 20
9º) Dario Antonio Ribeiro, 19
10º) Edson Pilatti, 17
11º) Silvana Dall Agnol da Silva, 14
12º) Lucas Machado, 11
Maikon J. da Silva Abilski, 11
14º) Roberto Sadao Minatoya, com 3 pontos
Categoria Minifórmula A
1º) Amaro Lenfes, com 78 pontos
2º) Leandro Francisco Nogueira, 42
3º) Alef Cristi Andreatta, 40
Djonatan Eduardo Leitzke, 40
5º) Edson Luiz Pedro, 37
6º) Carlos Alberto Lemes, 24
7º) Sidemar Boskoski, com 17 pontos
Categoria Minifórmula B
1º) Maiko Reis de Gregório, com 72 pontos
2º) Adriano Correia de Oliveira, 52
3º) Marlon Américo da Silva, 42
4º) Marcel Moreira Machado, 38
5º) Carlos Emir Sestrem, 28
6º) Geraldo de Lara Campos, 23
7º) Adriano Correa da Silva, 21
8º) Luiz Henrique Camargo, 20
9º) Luis Henrique Balansin Padilha, 19
Vagner Chiquito Delgado, 19
11º) Sidemar Bonkoski, com 16 pontos
Categoria Superfórmula
1º) Genivaldo Cavalcante Senna, com 39 pontos
Alisson Marçal da Silva, 39
3º) Rogério Polati Schuhli/Rafael Bregenski Schuhli, 37
4º) Gian Roberto Pasquali, 29
5º) Arthur Coletti, 26
6º) Adroaldo José Weisheimer, 23
7º) Luiz Santos Camargo, 20
8º) José Junqueira de Carvalho, 15
9º) Valter Valentin Ferreira, com 13 pontos
Categoria Turismo 5000 A
1º) Fabiano dos Santos, com 16 pontos
Categoria Turismo 5000 B
1º) João Rodrigo Chemin, com 16 pontos
2º) Fábio Baldan, 13
3º) Dan Davi Rodrigues Oliveira, 8
4º) Rafael Padilha, 3
Marcio Aurélio Chimentão, com 3 pontos
…………………………………………………………………………………
Crédito das fotos: Victor Lata/Divulgação
…………………………………………………………………………………
Assessoria de imprensa da Federação Paranaense de Automobilismo
Jornalista Responsável: Luiz Aparecido da Silva
Reg. Sind. Jorn. Prof. Pr sob nº 1.131
PATO BRANCO (PR) – Com a participação de pilotos de três estados, foi disputado no último fim de semana o 2º Campeonato Brasileiro de Kart Vintage. A competição foi realizada sábado e domingo (dias 18 e 19/6), no Kartódromo Ayrton Senna, em Pato Branco, no Sudoeste do Paraná. A promoção e organização foram do Kart Clube de Pato Branco, com supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA) e Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).
Depois de quatro baterias, Nilton “Boca” Gonçalves, de Araraquara (SP), sagrou-se campeão, pilotando um chassi Mini 1990, equipado com motor Riomar V4. O vice-campeão é Francisco Ribeiro, de Brasília, com um Mini 1989, com motor Riomar V4. Já na terceira colocação se classificou Milton Castro, de Londrina, com um Mini Brasil 1970, equipado com motor Riomar V12.
O Brasileiro de Pato Branco se destacou pelo equilíbrio entre os participantes. Cada bateria teve um vencedor diferente. Emílio Afornali, do Paraná, ganhou a primeira; Loy Loyola, do Rio de Janeiro, a segunda; Nilton Gonçalves, de São Paulo, a terceira; e Marcelo Afornali, do Paraná, a quarta.
O kart melhor restaurado é o modelo FBM 1968 de Loy Loyola, do Rio de Janeiro. Milton Castro, de Londrina, levou o troféu de kart mais raro com um Mini Brasil 1970. Marcelo Afornali, de Morretes, no Paraná; ganhou os troféus de melhor indumentária e de kart mais original, com um Mini SS 1974.
Classificação final do 2º Campeonato Brasileiro Vintage
1º) Nilton “Boca” Gonçalves (Araraquara), Mini Super 1990, motor Riomar V4
2º) Francisco Ribeiro (Brasília), Mini 1989, motor Riomar V4
3º) Milton Castro (Londrina), Mini Brasil 1970, Riomar V12
4º) Marcelo Eduardo Afornali (Morretes), Mini SS 1974, Riomar V12
5º) Olaf Svend Christians (São Paulo), Mini Super 1988, Riomar V4
………………………………………………………………………………………………………….
Crédito das fotos: Gilmar Rose/Divulgação
………………………………………………………………………………………………………….
Assessoria de imprensa da Federação Paranaense de Automobilismo
Jornalista Responsável: Luiz Aparecido da Silva
Reg. Sind. Jorn. Prof. Pr sob nº 1.131