Uma competição de alto nível, equilibrada e com seis marcas brigando pelas primeiras colocações, cinco delas figurando entre as seis primeiras. Assim foi a 6ª edição do Festival Brasileiro de Marcas, disputado no último fim de semana, em Curitiba. Participaram 45 carros, sendo 31 na categoria Marcas e 14 na categoria Turismo 1.600.
Depois de três baterias, o goiano Gabriel Correa conquistou o titulo, ao somar 45 pontos, com o segundo lugar na primeira prova; a vitória na segunda e o terceiro lugar na terceira. O vice-campeonato ficou com a dupla curitibana formada por Marcos Ramos e José Córdova, que também somaram 45 pontos, com a vitória na primeira bateria, terceiro na segunda e segundo na terceira. Já na terceira colocação se classificou o paranaense marco Romanini, de Cascavel. Campeão em 2009, Romanini foi sétimo na primeira prova, terceiro na segunda e 19º na terceira.
Cascavel ainda teve Luiz Fernando Pielak na quinta colocação, 26 pontos. Natan Sperafico, de Toledo, que correu em dupla com o curitibano Billi Gabardo, se classificou em 13º, com 9 pontos; ao passo que Leandro Zandoná, que largou na pole position, se classificou em 14º, com 8 pontos.
Na categoria Turismo 1.600, o título ficou com a dupla paranaense formada pelos irmãos Ruslan e Andrei Carta. Eles somaram 50 pontos, contra 41 de Billi Gabardo/Felipe Logo (PR); e 40 de Mitsui Duzanowski (SC).
Classificação do Festival Brasileiro de Marcas
1º) Gabriel Correa (GO), Ford Ka, com 45 pontos
2º) Marcos Ramos/José Córdova (PR), Peugeot 207, 45
3º) Marco Romanini (PR), Renault Clio, 36
4º) Jorge Luís Martelli (PR), Volkswagen Gol, 34
5º) Luiz Fernando Pielak (PR), Ford Fiesta, 26
6º) Davi Dal Pizzol (SC), Volkswagen Gol, 26
7º) André Massuh (DF), Chevrolet Corsa Sedan, 23
8º) Ruslan Carta Filho/Andrei Carta (PR), Volkswagen Gol, 20
9º) Valmor Emilio Weiss/Marcel Sedano (PR), Volkswagen Gol, com 18 pontos
10º) Thiago de Oliveira ( PR), Chevrolet Celta, 15
Classificação por Marcas
Volkswagen
1º) Davi Dal Pizzol (SC), com 50 pontos
2º) Jorge Luis Martelli (PR), 41
3º) Ruslan Carta Filho/Andrei Carta (PR), 40
Chevrolet
1º) Andre Massuh (DF), 50
2º) Thiago de Oliveira (PR), 40
3º) Sidney Campos Silva (DF), 30
Ford
1º) Gabriel Correa (GO), 50
2º) Luiz Fernando Pielak (PR), 34
3º) Natan Sperafico/Billy Gabardo (PR), 32
Peugeot
1º) Marcos Ramos/José Córdova (PR), 50
2º) Gilberto Borges Filho (PR), 40
3º) Matias Pinheiro/Gustavo Veronez (GO), 0
Fiat
1º) Fabiano Cardoso/Geovane Souza (RS), 45
2º) Fernando Dalabona (DF), com 25 pontos
Renault
1º) Marco Romanini (PR), 50
2º) Ingmar Biberg (PR), com 20 pontos
Classificação da categoria Turismo 1.600
1º) Ruslan Carta Filho/Andrei Carta (PR), Volkswagen Gol, com 50 pontos
2º) Billy Gabardo/Felipe B. Lobo (PR), Volkswagen Gol, 41
3º) Mitsui Duzanowski (SC), Volkswagem Gol, 40
4º) Roberto Bau/Rodrigo Kostin (PR), Volkswagen Gol, 36
5º) Rafael Lupatini/Alexandre Frankenberger (PR), Volkswagen Gol, 26
6º) Charles Zimmermann/Gastão Weigert (SC), Volkswagen Gol, 26
7º) Wilians Peres (PR), Volkswagen Gol, 20
8º) Carlos Alexandre Vaz/Marcelo Cordeiro (PR), Volkswagen Gol, 20
9º) James Schwerdtner (PR), Volkswagen Gol, 16
10º) Adriano Braz Neto/Samir Guimarães (PR), Volkswagen Gol, com 15 pontos
Curitiba recebe neste fim de semana a maior prova de arrancada da América Latina. De sexta-feira a domingo será disputado o 21º Festival Força Livre de Arrancada, que reunirá mais de 360 pilotos vindos de todas as regiões brasileiras. Os participantes serão divididos em 21 categorias, de acordo com o tipo de preparação de cada carro. O público, sempre superior a 40 mil pessoas, também promete lotar as dependências do Autódromo!
Em uma prova de Arrancada, ganha quem percorrer a reta de 402 metros para aceleração no menor tempo possível, partindo da imobilidade. Para isso, os carros passam por preparação extrema.
A Dragster Top Alcohol, categoria máxima do evento, promete ser um grande espetáculo para o público! Cada carro é capaz de ultrapassar a velocidade de 300 km/h em pouco mais de 5 segundos! Para alcançar tamanha performance, são utilizados motores de 8 cilindros com compressor volumétrico, capazes de gerar mais de 3.500 cavalos de potência, o equivalente a mais de 50 automóveis equipados com motor 1.0. O barulho de um Dragster é ensurdecedor, e o público presente pode sentir a força do motor! Entre os participantes, teremos a presença de Sidnei Frigo, com um dragster aspirado movido a nitrometano, combustível usado por muitos anos em foguetes aeroespaciais. O piloto participa regularmente de provas de Arrancada nos Estados Unidos, país berço da modalidade.
Já a categoria Pro Mod reúne carros com construção que lembram os veículos de rua, porém com preparação extrema. O evento contará com a participação do piloto paranaense Roderjan Busato, da equipe Speed Unlimited. A bordo de um Camaro construído em fibra de carbono e equipado com motor V8 bi-turbo, o piloto já ultrapassou a barreira dos 400km/h em pouco mais de 6 segundos, e por isso, o carro de Roderjan é considerado o mais veloz do Brasil na atualidade. Com 8 participantes de altíssimo nível, esta categoria promete ser um show a parte durante o Festival.
A Turbo Traseira também deverá proporcionar belíssimos duelos. Carros clássicos nacionais com tração traseira, como o Chevrolet Opala e também o Chevette, recebem preparações pesadas para alcançar os 1000 cavalos de potência. Os carros percorrem os 402 metros em 8 segundos, com velocidades próximas aos 300 km/h. A equipe paranaense Julieta Competições é responsável por alguns dos carros mais rápidos da categoria, como os Opala de Celso Camargo, Cristiano e Cristian Julio (pai e filho), Juliano Pierini e Vilson Ferreira. Por serem carros similares aos encontrados nas ruas, mas com performance extrema, a categoria é uma das preferidas do público.
Além dos “pegas” na pista, quem for ao Autódromo de Curitiba acompanhará muitas outras atrações ligadas ao automobilismo. Na galeria Nitro Alley, diversos lojistas e prestadores de serviço do segmento estarão presentes. Ao final do evento, acontecerá o show de demolição de carros, prova em que os participantes duelarão até que apenas um carro siga funcionando, e também o show de manobras radicais, com zerinhos e cavalos de pau. No Força Livre Bar muita música com bandas locais, e para a criançada ainda terá o espaço Kids com brinquedos infláveis.
O ingresso tem valor de 10 reais para sexta-feira, 20 reais para sábado e 30 reais para domingo. Já a credencial de acesso aos boxes custam 100 reais para os três dias de competição, ou então 70 reais para o domingo. As credenciais de boxe podem ser adquiridas antecipadamente pelo www.tkingressos.com.br. Ingressos e credenciais serão vendidos nas bilheterias do Autódromo nos dias de evento.
O 21º Festival Força Livre de Arrancada conta com patrocínio da Compagas, Fueltech, Jameff, Master Power, Militec1 e apoio da Petrobras Premia