Get Adobe Flash player
Gabriel Casagrande ingressa o clube dos bicampeões da Stock Car (Foto: Divulgação)

Gabriel Casagrande ingressa o clube dos bicampeões da Stock Car (Foto: Divulgação)

O domingo, 17 de dezembro, foi histórico para o automobilismo do Paraná. Gabriel Casagrande, de Pato Branco, e José Muiz Muggiati Neto, de Curitiba, são os campeões da Stock Car Pro e Stock Series respectivamente. Casagrande se sagrou bicampeão, uma vez que tinha sido campeão em 2021. O Paraná destacou-se ainda com o pódio 100% paranaense na corrida 1 com a vitória de Ricardo Zonta, o segundo lugar de Júlio Campos (ambos de Curitiba) e o terceiro lugar de Gabriel Casagrande.

Com 28 anos, Gabriel Casagrande é o mais novo integrante de um clube formado também por Giuliano Losacco e Rubens Barrichello, todos bicampeões da Stock Car.

O caminho rumo ao título de Casagrande em 2023 foi construído por três vitórias, duas poles, sete pódios, duas voltas mais rápidas e 14 presenças no grupo dos dez primeiros em uma temporada extremamente competitiva e equilibrada. Gabriel marcou um total de 308 pontos, enquanto o vice-campeão Daniel Serra (Eurofarma RC) terminou a temporada com 296. Ricardo Zonta (RCM Motorsport), vencedor da Corrida 1 deste domingo, fechou o ano em terceiro, com 280, mesma pontuação que Thiago Camilo (Ipiranga Racing), mas na frente pelo critério de desempate (maior número de vitórias). Felipe Fraga, da Blau Motorsport, concluiu o campeonato em quinto, com 265.

Sexto título do Paraná

A conquista de domingo de Casagrande é o sexto título do Paraná na Stock Car. Os outros cinco foram conquistados pelos cascavelenses Ângelo Giombelli (191. 1992 e 1993), correndo em dupla com Ingo Hoffmann; por David Muffato em 2003; e por Gabriel Casagrande, em 2021.

Zezinho Muggiati

Zezinho Muggiati, aos 20 anos, conquista o título da Stock Car Series e será mais um paranaense a categoria principal em 2024 Foto: Divulgação)

Zezinho Muggiati, aos 20 anos, conquista o título da Stock Car Series e será mais um paranaense a categoria principal em 2024 Foto: Divulgação)

Chegou a hora e a vez de Zezinho Muggiati. Depois de uma corrida com nuances dramáticas, o paranaense consolidou uma campanha maiúscula ao longo da temporada 2023 e conquistou, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, o título de campeão da Stock Series. O feito também concerdeu ao competidor da W2 Racing ProGP — que se sagrou campeã por equipes — o maior prêmio da história do automobilismo brasileiro: o equivalente a R$ 2,5 milhões, que serão destinados para bancar o orçamento da temporada de estreia do novo campeão na Stock Car Pro Series em 2024.

O título foi confirmado depois de uma corrida empolgante e outra angustiante para o campeão em Interlagos. Na primeira delas, o vencedor foi o “rookie” Enzo Bedani, no seu melhor fim de semana na categoria. O jovem de 15 anos deixou o pole Muggiati para trás e partiu para seu primeiro triunfo na Stock Series. Os dois protagonistas do campeonato travaram incrível duelo na volta final, e Gabriel Robe (Garra Racing Team) se destacou ao superar Zezinho para terminar em segundo e deixar o paranaense em terceiro.

Muggiati tratou de evitar qualquer risco, tanto que largou dos boxes por decisão estratégica na Corrida 2. O piloto precisava completar 75% da prova para terminar como campeão. Entretanto, Zezinho sofreu com problemas no carro e optou por poupar equipamento para conquistar a taça, o que acabou dando certo no fim ao cruzar a linha de chegada na nona posição e realizar o sonho de vencer o campeonato e subir para a Stock Car em 2024.

Quem é Zezinho

Muggiati lutou durante quatro anos para realizar o sonho de ser campeão da Stock Series. Nascido em Curitiba, José Luiz Osti Muggiati Neto conquistou a oportunidade depois de passar por um processo seletivo quando tinha 16 anos. À época campeão brasileiro de kart na categoria Graduados, o piloto venceu uma disputa promovida pela Academia de Pilotos Toyota Gazoo Racing Brasil, e o triunfo lhe garantiu uma bolsa que o permitiu participar da temporada 2020 da categoria correndo pela equipe chefiada por Carlos Alves, em cenário que representou um divisor de águas na trajetória do jovem paranaense.

Logo no seu ano de estreia, Zezinho conquistou uma vitória, justamente em Interlagos, onde chegou ao ápice da carreira correndo de carro neste fim de semana. Em 2021, Muggiati se transferiu para a W2 Racing ProGP e passou a ser chefiado por Duda Pamplona e Serafin Jr. No time baseado no Rio de Janeiro, o piloto evoluiu sua pilotagem e faturou cinco pódios naquele ano.

2022 foi uma temporada marcante para Zezinho, que teve sua primeira chance de correr na Stock Car como convidado de Sergio Jimenez na Corrida de Duplas, disputada em Interlagos, e que terminou em 16º lugar na sua prova com o Toyota Corolla da Scuderia Chiarelli. Na Stock Series, o ano foi de muito aprendizado com três vitórias e 15 pódios, mas também de um duro revés ao ver o título do campeonato escapar na última etapa para o então companheiro de equipe, Vitor Baptista.

Pouco mais de um ano depois, Zezinho deu a volta por cima com uma campanha de enorme respeito: sua caminhada foi iniciada de maneira impecável com 100% de aproveitamento em Interlagos — três vitórias, três voltas mais rápidas e duas poles. Depois de perder terreno para Gabriel Robe em Tarumã e Cascavel, Muggiati recuperou a ponta a partir da etapa do Velopark (RS) e não mais perdeu a posição principal da tabela de pontos.

A jornada do campeão também foi valorizada pelo alto nível de disputas com seu maior concorrente ao longo de 2023. Piloto com maior experiência em atividade na categoria de acesso, campeão em 2017 e dono de três vice-campeonatos, Gabriel Robe lutou até o fim, enquanto houve possibilidades, e elevou Muggiati ao seu máximo para sair de Interlagos com o título neste domingo. O gaúcho nascido em Pelotas segue em busca da sonhada e merecida oportunidade de um dia fazer parte do grid da Stock Car de forma merecida.

marcaspr

brkart

prterra

rali5

arrancadapr402

dezembro 2023
S T Q Q S S D
« nov   jan »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
2ª Etapa – Turismo 5000 – 2ª Etapa Paranaense + Metropolitano Curitiba – 2017
2ª Etapa – Turismo – 2ª Etapa Paranaense + Metropolitano Curitiba/Cascavel/Londrina – 2017
2ª Etapa – Marcas – 2ª Etapa Paranaense + Metropolitano Curitiba/Cascavel/Londrina – 2017
1ª Etapa – Marcas – Paranaense + Metropolitano Curitiba/Cascavel/Londrina – 2017
1ª Etapa – Turismo – Paranaense + Metropolitano Curitiba/Cascavel/Londrina – 2017
1ª Etapa – Turismo 5000 – Paranaense + Metropolitano Curitiba – 2017

 

Mais Vídeos Clique AQUI!